A estrutura etária e sexual da população é a composição da população por grupos de idades e por sexo. O gráfico 4 (pirâmide etária) que se segue demonstra a composição da população moçambicana por diferentes faixas de idade e por colunas sexuais (Homens e Mulheres).

Características da estrutura etária, sexual da população moçambicana pirâmide:

A base é larga, o que significa que a proporção de crianças e jovens é maior e isto mostra, que as taxas de natalidade e fecundidade são altas; – A proporção de adultos e velhos vai se estreitando ao longo do corpo até ao topo da pirâmide, reflectido a reduzida esperança de vida; – A população de sexo feminino está em maior proporção que a do sexo masculino; Concluindo; a população moçambicana é jovem e, é típica de um país em desenvolvimento.

Estrutura Sectorial da População Moçambicana

A população em termos económicos, pode ser: economicamente activa, aquela que está em condições de trabalhar e população dependente ou passiva, a que não esta em condições de trabalhar (crianças e idosos). A população economicamente activa, ocupa-se das mais diversificadas actividades, agrupadas em sectores, a saber:

  1. Sector primário, comporta actividades como: agricultura, pecuária, pesca, silvicultura, caça e recolecção. De salientar que este sector, absorve a maior parte da população, uma vez que, a maioria da população moçambicana vive no campo (meio rural).
  2. Sector secundário, congrega as seguintes actividades: industria (transformadora e extractiva) e construção civil e obras públicas.
  3. Sector terciário: abrange serviços de educação, saúde, comércio, transportes, comunicações, banca e seguros.

Actualmente, devido ao desenvolvimento económico, científico e tecnológico, pode se falar do d) sector quaternário, contemplando os cientistas, investigadores e outros profissionais das tecnologias de ponta.

Importância do estudo da estrutura etária

O estudo da estrutura etária e sectorial da população é importante, pois, permite efectuar com segurança a planificação da vida do País, nas mais diversas esferas: social (educação, saúde, habitação, etc.) e mercado de emprego. E, também é possível analisar a distribuição da população economicamente activa por sectores de actividades.