Definição

Vertente é um elemento da superfície terrestre inclinado em relação à horizontal, tendo o um gradiente e uma orientação no espaço enquanto que Christofoleti (1980) designa vertente como qualquer superfície que possui uma inclinação superior a 2°, ângulo suficiente para haver escoamento da água.
Entretanto, as vertentes são mais do que superficies inclinadas; são consideradas as partes mais importantes de uma bacia hidrográfica, principalmente porque estabelecem uma conexão dinâmica entre os topos dos interflúvio8 s e o fundo dos vales, ou leito fluvial, e por comportarem geralmente, a maior parte da vegetação.
As vertentes constituem os principais elementos da superficie terrestre e são muito importantes para os geógrafos que se dedicam ao estudo da Geomorfologia entendê-las nos seus vários aspectos: formas das vertentes, processos de erosão e intemperismo nelas actuantes.
Para além de servirem de região de transporte de sedimentos, a inclinação das vertentes é fundamental na densidade de drenagem em uma bacia hidrográfica. Em vertentes muito inclinadas e sem a presença de vegetação nas suas encostas, o resultado em geral é rápido e desastroso. A perda de solo causa grandes buracos e os sedimentos são carregados em direcção ao fundo do vale, ocasionando o assoreamento do rio, tornando-se mais raso.
Objetivos do estudo das Vertentes
Para o geomorfólogo, as vertentes são unidades da superfície da terra fundamentais para explicar a evolução do relevo. Os estudos das vertentes não interessam apenas aos geógrafos da disciplina de geomorfologia, mas também aos engenheiros, agrônomos e outros profissionais que lidam com agricultura, mineração ou actividades afins. Contudo cada um destes profissionais só se preocupa com um aspecto particular das vertentes.
O geomorfólogo é o único que tem uma visão abrangente de todos os aspectos das vertentes. O desenvolvimento das vertentes é o principal resultado da denudação. Sua importância se dá na compreensão das paisagens naturais para prevenção e controle de erosão dos solos nas terras agrícolas e na ocorrência de movimentos de massa. Qualquer obra que o homem realizar sobre uma encosta poderá afectar as formas do relevo. As encostas variam de forma, comprimento e declividade de um local para outro e até num mesmo local. Estas mudanças se devem a factores, climáticos, pedológicos, geológicos, dentre outros.
Referencias
http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/images/stories/o-que-fazemos/v13n1a02.pdf;
https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5773018.pdf;
https://www.researchgate.net/publication/292310458_Dinamica_de_Vertentes_e_Riscos_Geomorfologicos_-_Programa.