A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufactura e maquinofactura.

Artesanato

1- é um estágio em que o produtor (artesão) executava sozinho todas fases da produção e até mesmo a comercialização do produto. Não havia divisão do trabalho nem emprego de máquinas, mas somente ferramentas simples.

Manufatura

 

2- corresponde ao estágio intermédio entre o artesanato e a maquinofactura. Neste estágio já ocorria a divisão do trabalho mas dependia fundamentalmente do trabalho manual, embora houvesse o emprego da máquina simples. Corresponde de modo geral a transformação do artesão em assalariado deixando de ser ele o responsável por todas etapas da produção, já havia o pratão detentor dos meios de produção.

Maquinofatura

3- (Indústria propriamente dita) – é o estágio actual iniciado no século XVIII, com a Revolução Industrial, podendo ser caracterizado pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia moderna (carvão mineral, petróleo), produção em grande escala, grande divisão e especialização do trabalho.

 

Referencia

https://mundoedu.com.br/videoaula/74/pdf;

https://mundoedu.com.br/videoaula/74/pdf.