Por: Franklim de Manguião
Definição e causas do Iluminismo
Kant afirma que iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado, ou seja, trata-se de uma incompetência que o homem tem de tomar uma decisão por se próprio sem precisar um auxiliador.
No entanto, além da incompetência que o homem tem como causa, Kant elenca mais causas como: a preguiça e a timidez, essas fazem com que estes permaneçam com a culpa até toda vida, pois consideram que é difícil e perigosa fazerem essa transformação, mas jamais tentaram sair desse aborrecimento. Adicionalmente, os homens estão a pegados aos preconceitos, formula, instrumentos mecânicos até coisas do mau uso dos seus dons naturais e essas coisas trazem preguiças fazendo que aprofundem a menoridade. Portanto, ele reconhece que existem poucos homens que tem espírito e conseguem sair da menoridade, pois, no meio dessa gente há poucos que pensam por si.
Factores de Iluminismo
Liberdade
A ilustração exige a liberdade, ou seja, não pode haver essa saída da menoridade sem que haja a liberdade. Ela é algo de saber e fazer o uso da autonomia em todos os elementos. A autonomia deve sempre ser livre, mas a não autonomia pode se limitar sem que dificulte o processo da iluminação. Quem faz o uso da autonomia são indivíduos educados ou letrados e não autonomia são indivíduos que são limitados de usá-la.
Tolerância
Para Kant o séc. XVIII não representava uma época esclarecida mas sim época de iluminismo, porque para chegar a esta época os homens deviam sofrer uma transformação no que diz respeito de pensar (religioso) e usarem a razão. Os homens deveria ter a tolerância para se libertarem e conseguirem usar a sua autonomia conscientemente.
Conclusão
A ideia central apresenta que Kant sobre Iluminismo fundamenta-se nas crenças religiosas em relação às artes e as ciências. Ele considera que não existem perigo algum em um estado permitir aos cidadãos fazerem o uso da sua própria razão e expor publicamente ao mundo as suas ideias sobre a sua melhor formação e funcionalmente, por meio de uma crítica.
Partilhamos artigos de opinião (Filosofia, Teologia, Ciência, Política, Notícias, etc.), trabalhos acadêmicos ao nível internacional.