A população na superfície da Terra distribui-se de forma desigual, fazendo com que existam zonas densamente povoadas e outras menos povoadas; essa distribuição desigual deve-se a vários factores existentes na superfície terrestre, sendo eles naturais e humanos.

A influência desses factores faz com que existam zonas que atraiam o Homem tornando-se densamente povoadas e outras que repelem o Homem, ficando pouco povoadas.

1.Factores naturais

Também chamados factores físicos. São factores que são alheios à vontade do Homem e que podem ser vantajosos (atractivos) ou desvantajosos (repulsivos). Estes factores são compostos por: Temperatura e precipitação, Relevo e Recursos minerais.

a) Temperatura e precipitação

A temperatura e a precipitação são factores do clima.

Verifica-se que as regiões com climas muito frios, muito quentes, ou com pouca precipitação, são as menos povoadas do mundo porque as características que apresentam repelem o Homem. Enquanto as temperadas com chuvas moderadas, seguidas pelas tropicais húmidas, são as mais povoadas, dado que as condições climatéricas que apresentam são mais atractivas para o Homem.

Os desertos quentes assim como os climas frios ao apresentarem temperaturas elevadíssimas e baixíssimas, respectivamente, não atraem o Homem pois dificultam a prática da agricultura pela inexistência de solos férteis, humidade muito baixa, ausência de pastagens para o desenvolvimento da pecuária, limitando-se à caça, pesca e pastorícia.

  1. b) Relevo

A superfície terrestre apresenta várias formas de relevo que podem ser resumidas em depressões, planícies, planaltos e montanhas.

No geral, as depressões e as montanhas são formas de relevo repulsivas, enquanto as planícies e os planaltos são formas de relevos atractivas. As planícies e planaltos em conjugação com climas favoráveis e solos férteis são as formas de relevo mais povoadas em todo o mundo, porque facilitam o desenvolvimento de todas as actividades económicas.

  1. c) Recursos minerais

Os recursos minerais, aliados à existência de condições humanas para a sua exploração, têm sido responsáveis por aglomerações populacionais, principalmente depois da Revolução Industrial. Existem muitas zonas densamente povoadas que resultam da exploração de recursos minerais. Na África Austral temos o caso de Joanesburgo.

d) Influência dos factores naturais na actualidade

Os factores naturais tiveram muita influência nas primeiras, comunidades (comunidades primitivas), Actualmente a sua influência é menor na medida em que o Homem pode corrigi-los, de com as suas necessidades e possibilidades (o Homem hoje transformar um deserto num bosque).

2.Factores humanos

Os factores humanos podem ser de natureza económica técnica, política, histórica, social e cultural,

São os que na actualidade mais influenciam a concentração da população.

3.Factores económicos

Estão relacionados com o nível de desenvolvimento económico dos países ou das regiões. Os factores económicos incluem o desenvolvimento industrial e dos transportes. A concentração numa região de diversas indústrias e de outros ser. Viços associados que precisam de muita mão-de-obra contribui param a fixação do elevado número de habitantes.

4.Factores históricos

As grandes concentrações populacionais existentes até hoje são uma herança do passado, começando nas primeiras civilizações humanas passando pelas cidades comerciais do Renascimento, até às cidades industriais.

A maioria das cidades costeiras africanas possui uma rede de transporte marítima, visto que são locais onde constrói os portos para facilitar as trocas comerciais em diferentes continentes, sendo assim, este elemento fez com que haja o desenvolvimento rápido das cidades localizadas nas zonas costeiras. Também se desenvolveram aglomerados populacionais ao longo dos rios navegáveis (caso do rio Congo na região centro-equatorial e do rio Zambeze no centro de Moçambique).

5.Vias de comunicação

O ser humano sempre escolheu lugares de grande acessibilidade. Pois esta é decisiva para a existência de comércio, industria e serviços. Facilitam a deslocação de pessoas, produtos e apoiam o comércio e a indústria, promovendo o desenvolvimento regional.

Distribuição da população por continentes

De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a população mundial atingiu a marca de 6,908 bilhões de habitantes. Esse total se encontra disperso pelo planeta de forma irregular, isso quer dizer que em determinados lugares há uma enorme concentração populacional enquanto outros são pouco povoados.

Nesse sentido, o continente mais populoso é a Ásia que responde por cerca de 60% do total da população mundial, somente a China, a Índia e a Indonésia representam um elevado contingente, cerca de 2,8 bilhões de habitantes. Por outro lado, a Oceania responde por apenas 0,5% da população mundial.

A distribuição populacional de acordo com cada continente:
Ásia: 4,1 bilhões de habitantes, que representam 60% da população mundial.
América: 934,3 milhões de habitantes, que respondem por 13,5% do total da população.

África: 1,031 bilhão de habitantes, que correspondem a 14,9% da população mundial.
Europa: 749,6 milhões de habitantes, que representam 10,9% do total da população do planeta.
Oceania: 37,1 milhões de habitantes, que respondem por 0,5% do contingente populacional mundial.

Os países mais populosos do mundo

País Área total (Km2) População total
China 9.600.001 1.341.335.152
India 3.287.260 1.224.614.327
Estados Unidos 9.831.510 310.383.948
Indonésia 1.904.570 239.870.937
Brasil 8.514.870 190.755.799
Paquistão 796.100 173.593.383
Nigéria 923.770 158.423.182
Bangladesh 144.000 148.692.131
Rússia 17.098.240 142.958.164
Japão 377.947 126.535.920

Dada a população se distribui de forma desigual, distinguem-se quatro zonas de maior concentração populacional que constituem as regiões mais povoadas do mundo nomeadamente:

Asia Oriental e Austral;

Centro da Europa;

América Central;

Nordeste da América do Norte – região dos grandes lagos.

 

Referencias

http://www.mined.gov.mz/STUD/Documents/GEOGRAFIA%203.pdf;

http://alfarrabio.di.uminho.pt/teresiano/div/docum/8_geo_a_evolucao_da_populacao_e_o_comportamento_dos_indicadores_demograficos.pdf;

https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/203642/2/geo_pop_Livro_Iva_WEB.pd