Obtenção e aplicações

Ácido clorídrico — HCl O ácido clorídrico consiste no gás cloreto de hidrogénio dissolvido em água. Quando impuro, é vendido no comércio com o nome de ácido muriático, sendo usado principalmente na limpeza de pisos e de superfícies metálicas antes do processo de soldagem.

Obtenção Laboratorial: pode ser por aquecimento de NaCl com H2SO4 concentrado

2NaCl + H2SO4                    Na2SO4 + 2HCl

Obtenção industrial: a partir do gás hidrogénio e gás Cloro e Temperaturaselevadas

H2 + Cl2                 2HCl

Ácido sulfúrico — H2SO4

É o ácido mais importante economicamente, conhecido como “burro de carga” da indústria química. Na década de 60, o grau de desenvolvimento industrial de um país era avaliado pela quantidade de ácido sulfúrico que ele produzia e consumia. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amónio. É, ainda, utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes etc. e nos acumuladores de chumbo (baterias de automóveis).

Uma das principais propriedades do ácido sulfúrico é sua acção oxidante e, principalmente, desidratante, quando concentrado.

Assim, ele carboniza os hidratos de carbono, como os açúcares, o amido e a celulose, o que ocorre devido à desidratação desses materiais.

Reacções

1a etapa: S + O2                  SO2 ou FeS2 + 11O2                 2Fe2O3 + 8SO2;

2a etapa: 2SO2 + O2   Pt      2SO3

3a etapa: SO3 + H2SO4                    H2S2O7; 4a etapa: H2S2O7 + H2O                 H2SO4.

O ácido sulfúrico também faz parte da composição de um tipo de “chuva ácida” característica de ambientes poluídos.

Ácido nítrico — HNO3

Depois do ácido sulfúrico, o ácido nítrico é o mais fabricado e consumido na indústria. À temperatura ambiente, é um líquido incolor e fumegante (volátil). Ataca com violência os tecidos animais e vegetais, produzindo manchas amareladas na pele. Seu manuseia, portanto, requer muito cuidado, pois seus vapores são muito tóxicos. Uma das mais importantes aplicações do ácido nítrico relaciona se à fabricação de explosivos (TNT, nitroglicerina).

Durante a ocorrência de chuvas acompanhadas de relâmpagos, mesmo em ambientes não-poluídos, o ácido nítrico pode formar-se, constituindo um tipo de chuva ácida.

Síntese de Habar-Bosch

1a etapa: N2 (g) + 3H2 (g)    cat420C     2NH3; 2a etapa: 4NH3 + 5O2800cpt         4NO + 6H2O;

3a etapa: 2NO + O2                 2NO2

4a etapa: 3NO2 + H2O                     2HNO3 + NO