As propriedades Químicas dos solos são: Ph, Capacidade de troca catiónica (CTC), matéria orgânica. Elementos químicos importantes e sua origem. Tipos de argilas no solo. O complexo argilo-húmico.

Acidez pH

É a concetração dos iões de Hidrogénio H +

Solos ácidos   <7<   solos basicos ou alcalinos

Neutro

Grau de acidez ou alcanidade do solo  É a quantidade de sais de hidrogénio.

Os solos ácidos são solos lixiviados sem catiões de troca (Ca, Al, H, Mg, K, ) sobrando neles apenas (Fe, Al, H, C, S, Cl). Os solos básicos são ricos em catiões de troca (Ca, Al, H, Mg, K). Os solos com textura argilosa argila tem grande quantidade de catiões de troca.

CTC (Capacidade de Troca Catiónica)

Relaciona-se com a permuta de catioes entre a parte mineral do solo e as solucoes do solo. Geralmente da parte mineral sai um dos catioes e as solucoes do solo cedem ao hidrogenio. Esta propriedade ocorre apenas nas particulas de argila de pequenas dimensões e soluveis. É indicador principal da fertilidade do solo porque são estes catioes que sao utilizadas pelas plantas para sua alimentação. Sao solos quimicamente activos e relactivamente ferteis.

Quanto maior for a quantidade de azoto no solo ou nitrogénio maior é a fertilidade e materia organica e maior a actividade dos microrganismos. Sio2 a sua maior quantidade revela fertilidade do solo e leveza do solo. Fe2o3 indica o grau de meteorização do solo. A falta destes elementos exige a reposicao pelo homem (adubos).