Origem do Petróleo bruto

Estados unidos de América e Roménia

Ocorrência de petróleo bruto

O petróleo bruto ocorre no subsolo através da decomposição das plantas e animais marinhos devido a desabamentos de terras, proveniente na crosta terrestre, ocorridos há milhões de anos.

Propriedades Físicas do petróleo bruto                                                    

– É um líquido oleoso, viscoso, menos denso do que a água e insolúvel em agua;

– Inflamável com um cheiro característico.

Composição química do petróleo bruto

O petróleo bruto é formado por uma mistura de hidrocarbonetos líquidos, entre os quais os hidrocarbonetos saturados, os cicloalcanos e os hidrocarbonetos aromáticos, que se encontram em diferentes proporções, dependendo da origem do petróleo. O petróleo bruto conte uma pequena quantidade de compostos inorgânicos, como o enxofre, o nitrogénio, o oxigénio e metais.

Processo de extracção de petróleo bruto

O processo de extracção de petróleo bruto depende do tipo de jazidas. Geralmente encontram-se em jazidas subterrâneas, abaixo do fundo do mar, ocultas entre as camadas impermeáveis das mesmas, onde fica retido por rochas, encontrando-se entre uma camada de gás natural e agua salgada.

Na parte inferior encontra-se uma camada de agua salgada e, na parte superior, acumula-se gases comprimidos, dos quais o metano é mais abundante.

Para se extrair o petróleo bruto, são feitos furos de grande largura, que podem ir ate alguns quilómetros de profundidades.

Os gases comprimidos actuam sobre o liquido, obrigando-o a subir pelo canal aberto. Depois de algum tempo, a pressão dos gases torna-se insuficiente para conduzir o petróleo ate a superfície, razão pela qual a extracção passa então a ser realizada pelo recurso a bombar.

Refinação do petróleo bruto

O petróleo bruto contém uma grande quantidade de compostos com muitas e diversas aplicações no quotidiano. A separação destes produtos ocorrem nas refinarias, sendo que a industria de extracção esta sempre associada a industria de refinaria.

Nestas últimas, o petróleo bruto é submetido a operações que permitem separar as diferentes fracções que o constituem, no processo denominado de destilação fraccionada.

A refinação do petróleo ocorre no aparelho chamado coluna de destilação, onde a mistura é aquecida e separada em fracções. Neste processo separam-se primeiros as fracções com os pontos de ebulição mais baixo por exemplo: propano, butano.

Principais derivados do petróleo bruto e suas aplicações

Nome de Fracção Nr de átomos de Carbono na molécula Temperatura de ebulição aproximada (ºC) Aplicações
Gás natural C2   a C4  Ate 20 ºC Combustível doméstico e industrial
Éter de petróleo C4  a  C5 20 ºC a 60 ºC Solventes industriais
Ogroina  ( nafta leve) C6  a  C7 60 ºC a 100 ºC Solvente industrial
Gasolina C6  a C12 50 ºC a 200 ºC Combustível para motores a explosão
Querosene C10a 12 150 ºC a 275 ºC Combustível para jactos e para iluminação
Óleo diesel C12  a  C20 175 ºC a 350 ºC Combustível para navios, camiões, e comboios
Óleo lubrificante C20  a  C36 350 ºC a 550 ºC Oleo para lubrificação
Graxas Mais de 20 Acima de 550 ºC Graxas vaselina
Asfalto Acima de 36 Resíduos Asfalto para pavimentação de estradas