Monografia Científica


É uma dissertação ou tese científica que se destina a educar um assunto em específico, normalmente apresentado como trabalho de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação.

Considera-se monografia aquele trabalho que reduz sua, abordagem a um único assunto, a um único problema, com um tratamento especificado”( Prodanov p155).


Segundo a ordem etnológica a palavra monografia deriva do grego monos – que quer dizer única. Graphein- que quer dizer escrita. Monografia é um trabalho comummente escrito por apenas uma pessoa, é o principal tipo de texto científico, trabalho académico que apresenta resultado de investigação científica e a problematização previamente definida.

Glossário


É uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento com a definição destes termos. “É elemento opcional. Trata-se de lista alfabética de vocábulos utilizados no texto” (CRUZ, 2005: 10). Tradicionalmente um glossário aparece no fim de trabalho de instigação científica e inclui termos citados que o trabalho introduz ao leitor ou eles sejam incomuns.

Glossário bilingue


É uma lista de termos em língua que são definidos em uma segunda linha ou indicados por sinónimos ou pelo menos quase – sinónimo, em outra língua, de um modo geral, um glossário contém aplicações de conceitos relevantes de um certo campo de escrita ou acção. Assim sendo, este termo é relatado para a noção de ontologia. De acordo com CRUZ (2005) Alguns métodos automáticos têm sido desenvolvidos para transformar um glossário em uma ontologia ou em um léxico computacional ou em terminologias de qualquer ramo da tecnologia.

Glossário de assuntos específicos: como finanças e administração.
Que explicam termos técnicos, utilizados por profissionais da área ou pessoas que têm interesse nessa matéria de investigação.

Como fazer um glossário

1-tenha clareza e objectividade, ele precisa ser o mais claro e objectivo possível, incluindo terminologias especificas do assunto e que demandem uma explicação mais profunda.

2-Deve se fazer selecção dos verbetes.

3-Revisão do texto com um todo.

4-explicação exaustiva dos factos.

5-Devendo utilizar fontes credíveis.

O glossário deve ser organizado na forma de listas seguindo uma ordem alfabética, no conteúdo do trabalho, o glossário geralmente entra depois da referências bibliográficas e antes da parte de anexos e apêndice.

Exemplo de grossário

Agenda- arquivo em PDFencontrado no ambiente virtual de aprendizagem que contém a programação do dia, da semana e doperiodo do cursoouda unidade curicular.

Ambientação –conjunto de actividades que visa proporcionar ao aluno experimentar os cursos e feramntas do ambiente virtual de aprendizagem, e como forma de desenvolver a habilidade de parcicipção, interação, colaboração e autonomia nos estudos na modalidade à distancia.

Biblioteca- localonde se armazena e organiza documentos digitais,permite consulta WEB desses documentos.

Download- processo de captura de informações pela cópia dearquivos localizados em computadores.

E-mail- mensagem electronica enviada deuma pessoa paraa outra pormeiode internet.

Apêndice

São textos elaborados pelo autor ou pesquisador do trabalho científico com a finalidade de completar sua argumentação. De acordo com LAKATOS e MARCONI (1992) Apresentando tabelas, quadros, gráficos e outras ilustrações que não figuram no texto, assim como os instrumentos de pesquisa, o apêndice é composto de material trabalhado de pelo próprio autor.

Elemento opcional, trata-se de texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar, sem prejuízo à unidade nuclear do texto, com objectivo de esclarecer o que por ventura o autor não tenha esclarecido, assim sendo ele opta em colocar apêndice

Como forma de melhorar a percepção (CRUZ, 2005: 9).
Como fazer apêndice,

1-as letras devem ser maiúsculas e devem obedecer uma ordem;

2-um travessão deve vir antes do título:

3-apêndice deve receber um título:

4-os títulos devem estar em negrito.

Exemplo de Apêndice: Transcrição da entrevista com o director da faculdade de filosofia da Universidade Eduardo Mondlane prof. Doutor José Blaunde Patimale.

Anexo


É uma parte opcional de um trabalho de pesquisa científica, nele deve constar o material que contribui para melhor esclarecer o texto do relatório de pesquisa científica. Segundo LAKATOS e MARCONI (1992) Os anexos são construídos de elementos esclarecedores de outra autora, devem ser limitados, incluindo apenas o estritamente necessário á compreensão de partes do trabalho científico.

Anexo é elemento opcional, trata-se de texto ou documento elaborado por terceira pessoa a fim de complementar as ideias apresentadas no texto”(LAKATOS e MARCONI, 2003: 233).


Anexos são documentos não elaborados pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração. Temos como exemplos: mapas, leis, estatutos etc.
Exempolo do Anexo: carta de Paulo aos cristão ezilados.etc.

Conclusão


Após ter terminado o trabalho, constatou-se que os elementos pós-textuais tais como glossário, apêndice e Anexo, tem um papel importante nos trabalhos científicos tais como anexar o que o autor não conseguiu expor no seu trabalho ou algumas abreviaturas que possam facilitar com que o leitor perceba na integra o trabalho elaborada assim como mapas, leis, estatutos e outros.

Sendo glossário uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento com a definição destes termos, trata de material auxiliar para ajudar na leitura, por sua vez vem o apêndice que são textos elaborados pelo autor ou pesquisador do trabalho cientifico que tema a finalidade de completar a argumentação, aqui é onde o autor se expressa de forma concisa sobre alguns pontos que não conseguiu debruçar de forma clara e for fim temos o Anexo que é a construção de elementos esclarecedores de outra autora, que devem ser limitados apenas se for necessário a compreensão do trabalho cientifico. Partindo das ideias já supracitadas é correcto afirmar que esses elementos pós-textuais são importantes.

Referências bibliográficas


CRUZ, Tânia Cristina S. (2005). Normas para elaboração de monografias.
Uniceub, BRASÍLIA.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Maria de Andrade. (1992). Metodologia do trabalho Cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projecto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4. ed. Atlas, são Paulo.

_____. (2003). Fundamentos da Metodologia Cientìfica. 5.ed. São Paulo, Atlas.

PRODANOV, Cleber Cristiano. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e
Técnicas da pesquisa e do trabalho académico. 2. ed. Feevale, Brasil.