Na história da humanidade, os minerais e as rochas tiveram uma importância primordial no desenvolvimento das civilizações. Foram construídos e perdidos império por causa de minerais e países poderosos que colapsaram quando depósitos de minerais valiosos chegaram à exaustão.

Na atualidade, variadíssimas indústrias dependem de produtos mineiros, desde o sal às areias. A prospeção de certos produtos geológicos, como o petróleo, carvão, os minerais metálicos e não metálicos, exige o conhecimento pormenorizado dos processos que estiveramBA sua origem e das rochas com eles relacionadas.

As investigações geológicas é fundamental para várias áreas do conhecimento científico. As suas aplicações não se limitam apenas às áreas de engenharia, mas estendem-se, por exemplo, à agricultura, à indústria extrativa, bem como à atividade científica em geral, fornecendo dados com os quais geólogos, paleontólogos, biólogos, entre outros, interpretam a estrutura e a história da terra.A geologia de Angola oferece aspetos de particular relevância para a economia do país. Os recursos geológicos existentes no país sai abundante, sendo os diamantes e o petróleo dois dos mais relevantes.

É através da geologia aplicada que os recursos geológicos de um país podem ser investigados, está ciência (geologia aplicada) sendo desenvolvida no início do século XX, sendo o seu domínio de intervenção o meio natural, que é a fonte de todos os recursos geológicos (recursos minerais e recursos energéticos) e o local de implantação de todas as estruturas realizadas pelo ser humano.

É com bases nos estudos de geologia aplicada que o geólogo realiza as investigações sobre os recursos minerais (fosfatos, ferro, cobre…) e energéticos (petróleo, gás natural,…) de um país.

Uma das técnicas de geologia aplicada que contribuem para o reconhecimento das formações pouco profundas são as SONDAGENS.

A aquisição de conhecimento geológico de um país é hoje tida como um fator estratégico para a sua gestão, valorização e desenvolvimento. É através do conhecimento geológico que podemos compreender a origem de certos recursos, a sua localização e respectivas reservas existentes numa dada região.