Carvões artificiais – são carvões obtidos por destilação seca, calcinação ou combustão incompleta de certas substâncias ricas em carbono. Exemplos: Carvão de Madeira – obtém-se através de dois processos: – Combustão incompleta da madeira, que para o efeito se dispõe em medas cobertas com uma camada de terra (areia) na qual se faz orifícios (madeira + oxigénio = monóxido de carbono ou Carbono + água).  – Destilação seca da madeira sem acesso do ar. Este processo é muito importante do ponto de vista económico, pois permite o aproveitamento dos produtos voláteis (ácido acético, álcool metílico, acetona, etc).

Carvão Animal – obtém-se através da calcinação dos ossos sem gorduras, sangue e outras substâncias orgânicas, em que resulta um resíduo de carvão misturado com sais fosfatos.

Negro-de Fumo – resulta da combustão incompleta de certas substâncias orgânicas voláteis, ricas em carbono, como a resina, o alcatrão da hulha, hidrocarbonetos, óleos. Como você deve ter notado, o mecanismo de combustão incompleta da madeira para obtenção do carvão vegetal, é um processo do seu conhecimento tendo em conta que muitas árvores na província onde você vive têm sido abatidas para aquisição de combustível lenhoso.

Carvões Naturais ou Minerais – são pedras sedimentares formadas ao longo de milhares de anos a partir de substâncias orgânicas tais como, troncos de árvores e madeiras na ausência de ar e sob altas pressões e calor.

A turfa, a lenhite, a hulha e a antracite são variedades de carvão mineral. A quantidade de calor do carvão depende da percentagem do carbono. Os carvões minerais têm largas aplicações e ocorrem em diferentes partes do mundo, veja a tabela a seguir relativa à ocorrência e aplicações de carvões:

Substância Ocorrência Origem Tipos Aplicação
Mundo Mocambique
Carvão mineral América do Norte, Europa e Ásia Moatiz – Tete (Hulha) Sedimentar Turfa, Hulha, Lenhite, Antracite Sínteses orgânicas, fonte de energia (combustíveis), fertilizantes, asfalto, detergente, medicina, redutor (indústria metalúrgica)