
A Geologia ocupa-se do estudo da composição, da estrutura e dos fenômenos que estão na base da origem da crosta terrestre assim como do conjunto geral de fenômenos que agem não somente sobre a superfície como também em todo o interior do nosso planeta.
Duas fontes de energia atuam sobre a crusta terrestre:
Uma provém do Sol e age direta ou indiretamente sobre a terra, graças a esta energia a superfície da terra é constantemente modelada e modificada, pelos agentes externo. A este conjunto de modificações dá-se o nome de GEODINÂMICA EXTERNA.
A outra fonte de energia provém do interior da terra e é responsável pela GEODINÂMICA INTERNA.
Estas duas partes agem independentemente estando, contudo, os seus efeitos intimamente relacionados.
A Geologia Histórica (Geo-história) estuda e procura datar cronologicamente a evolução geral do planeta, as modificações estruturais, geográficas e biológicas ocorridas na história da terra.
Na Geo-história consideramos dois ramos: ESTRATIGRAFIA e a PALEONTOLOGIA.
A ESTRATIGRAFIA; Consiste no estudo da sucessão, correlação, fauna, distribuição, litologia, conteúdo em fósseis e outras características úteis para a interpretação da história dos estratos.
A PALEONTOLOGIA; Tenta reconstruir a configuração dos continentes e dos mares, baseando-se essencialmente no conteúdo fossilíferos das rochas.