Intensidade é um parâmetro que tem em conta os efeitos produzidos pelo sismo em pessoas, objetos e estruturas.

Normalmente, depois da ocorrência de um sismo, seja ele violento ou não, a sua magnitude e sua intensidade são avaliadas para que se possam conhecer os prejuízos materiais causados.

É Preciso saber que a ocorrência de um sismo é, frequentemente, precedido por um pequeno abalo (pequenos terramotos) denominados ABALOS PREMONITÓRIOS ou PRELIMINARES.

Depois desses abalos produzem-se outros menores denominados de RÉPLICAS.

No caso em que o epicentro do sismo esteja localizado no oceano, podem produzir-se enormes vagas ou seja, maremoto ou tsunami ou rás-de-marés capazes de alcançar o continente (costa) e provocar destruições e até mesmo mortes.

A intensidade de um sismo violento é medida através dos danos materiais provocados à superfície.

Para o efeito, os países devem realizar um inquérito dirigido à população dos locais da ocorrência do sismo, em seguida, faz-se também o levantamento das principais modificações da paisagem acusadas pelo sismo.

Se assim for comprido à este dados destinam-se à avaliação da intensidade Sísmica em cada local e depois são comparados com os números da escala de intensidade, estabelecida para este efeito. Desde modo se pode classificar-se um sismo quanto à sua intensidade.