O nosso corpo é constituído por células, por isso depende destas funções.

1. Metabolismo celular:

Quando nós consumimos um alimento qualquer, este passa por várias reacções químicas de modo que possam ser absorvidas pelas células do nosso organismo. A esse processo chama-se metabolismo celular.

É o conjunto de todos os fenómenos químicos que ocorrem nas células e que são responsáveis pela transformação e utilização de matéria e da energia.

2. Homeostase:

O que acontece quando nós consumimos um alimento com muito sal ou açúcar?

Sentimos necessidade de beber muita água. Muito bem, isso acontece devido à capacidade que as nossas células têm de lutar para poderem manter no seu interior a composição dos seus componentes constantes mesmo que possa ocorrer uma alteração no meio externo. A esta capacidade que a célula tem denomina-se Homeostase.

3. Contractilidade:

É comum, nas manhãs, o nosso pé encontrar-se mais pequeno que no dia anterior, ou seja, menos inchado que no fim do dia. Este facto (inchaço e encolhimento do pé) é motivado pelo funcionamento do organismo que depende das células.

4. Contractibilidade:

 É a capacidade que a célula tem de se contrair devido ao encurtamento activo de determinadas moléculas que  protege do seu citoplasma, mantendo o mesmo volume.

5. Irritabilidade:

Quando alguém nos pica nas costas ou temos toca numa das partes do nosso corpo com as mãos geladas estando distraídos, qual é a sua reacção, logo no primeiro instante? É isso assustamos ou arrepiamo-nos. Isso acontece porque as células do corpo receberam uma informação e o sistema nervoso deu a resposta para você reagir.

6. Irritabilidade:

É a capacidade que a célula tem de responder aos estímulos do meio.

7. Divisão celular:

Os seres vivos são constituídos por células. Após a sua formação os seres multicelulares crescem e desenvolvem-se graças à divisão das células. Os seres unicelulares usam esse processo para a sua reprodução.

8.Divisão celular é a capacidade que a célula tem de se dividir originando novas células.

8. Hereditariedade:

É comum nas nossas famílias, quando nasce um bebé, procurarmos características que sejam próprias da nossa família. Isto porque já encontramos várias pessoas nas mesmas famílias que tenham características semelhantes.

Este facto deve se ao fenómeno da hereditariedade que é a capacidade que a célula tem de transmitir informações às células filhas. Estas informações destinam-se a serem usadas pela própria célula e estão contidas nos cromossomas