Introdução

O presente trabalho elaborado na disciplina de Química da 11ª Classe, no Ensino Geral, na Escola Secundária de Massinga, aborda-se como temas: Tipos de Entalpia e Diagrama de Energia.

A entalpia consiste na variação da reacção de formação deste composto a partir de suas espécies elementares que compõem. Para compreendermos melhor recorremos os tipos de entalpia que estão desenvolvidos e tem exemplos.

O diagrama de energia tem a ver com a estruturação de pontos onde a energia se torna não analítica.

Tipos de Entalpia

  • Entalpia de padrão;
  • Entalpia de formação;
  • Entalpia de combustão;
  • Calor de dissuasão ou entalpia de dissolução.

Entalpia de padrão

Teoricamente, só é possível calcular o valor da variação da entalpia () se for conhecida as entalpias absolutas dos reagentes (HR) e dos produtos (HP). A variação da entalpia num processo químico é definida como:

No entanto, na prática, é impossível obter tais valores.

Experimentalmente, a varia da entalpia de muitas reacções é determinada por processos calorimétricos, utilizando-se um aparelho denominado calorímetro.

Extremamente importante para o químico conhecer os valores de entalpia de uma dada substancia. Assim, foram estabelecidas condições de referência para determinar entalpia das substâncias.

Convencionou-se que toda a substancia simples no estado padrão (ou seja, estado físico e alotrópico mais estável a 25ºC e atm), tem entalpia igual a zero. Partir dai, determinam-se outras entalpias de acordo com o processo químico em causa.

Entalpia de formação

É energia libertada ou absorvida quando uma mole de composto se forma a partir de substancias simples no estado padrão (as quais tem entalpia padrão igual a zero).

Exemplo: 2C(g)+3H2(g)+O2(g)  C2H5OH(l); H = -277,7 KJ/mol.

A entalpia de formação do etanol

(C2H5OH(l) = – 277,7 KJ.

Entalpia de combustão

Refere-se a energia libertada na combustão de uma mole de composto, desde que todos os elementos estejam no estado padrão.

Exemplo: CH4(g)+2O2(l) CO2(g)+2H2O(l); H= -889,5KJ/mol de metano.

A entalpia de combustão do metano (CH4) é igual a -889,5KJ

Exemplo: combustão do álcool etílico

C2H5OH (l)+3O2(l)  2CO2(g) +3H2O(g): H combustão = -1370,6KJ/mol de álcool etílico.

A queima de uma mole de álcool etílico liberta menos 1370,6KJ de energia.

Calor de dissuasão ou entalpia de dissuasão

É a energia que se liberta ou absorvida na dissolução de uma mole de uma substancia numa quantidade solvente de tal modo que adição solvente não prova efeito térmico apreciável.

Exemplo: dissolução de cloreto de amónio em água

NH4Cl(s)+H2O(l)  NH4(aq)+Cl-(aq): H = -15,2KJ/mol.

A dissolução de uma mole de cloreto de amónio liberta -15,2KJ de energia.

Diagrama de energia

A utilização de diagramas de energia é de extrema importância do ponto de vista prático, pois permite visualizar imediatamente a entalpia envolvida no processo.

Diagrama mostra um eixo vertical contendo valores de entalpia e um eixo horizontal que indica o processo. Exemplo: combustão de carvão.

Conclusão

Depois de teremos efeito trabalho, concluímos se que na entalpia de padrão só é possível calcular o valor da variação da entalpia se for conhecida as entalpias absolutas dos reagentes e dos produtos.

Entalpia de formação é energia libertada ou absorvida quando uma mole de composto se forma a partir de substancias simples no estado padrão (as quais tem entalpia padrão igual a zero).

Referencia Bibliográfica

MOJANE, Armindo; AMÉRICO CUCO, Ricardo. Pré-universitário – Química 11. 1ª Edição, Maputo, Longman Moçambique, 2010.