Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa preocupa-se com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização, entre outros. Também a pesquisa qualitativa preocupa-se com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. Na pesquisa qualitativa, o cientista é ao mesmo tempo o sujeito e o objecto de suas pesquisas.

As características da pesquisa qualitativa são: objectivação do fenómeno; hierarquização das acções de descrever, compreender, explicar, precisão das relações entre o global e o local em determinado fenómeno; observância das diferenças entre o mundo social e o mundo natural; respeito ao carácter interactivo entre os objectivos buscados pelos investigadores, suas orientações teóricas e seus dados empíricos; busca de resultados os mais fidedignos possíveis; oposição ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa pode ser quantificada e, também se centra na objetividade. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenómeno, as relações entre variáveis, entre outros.

Comparação dos aspetos da pesquisa qualitativa com os da pesquisa quantitativa

Aspecto Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa
Enfoque na interpretação do objecto Menor Maior
Importância do contexto do objecto pesquisado Menor Maior
Proximidade do pesquisador em relação aos fenómenos estudados Menor Maior
Alcance do estudo no tempo Instantâneo Intervalo maior
Quantidade de fontes de dados Uma Varias
Ponto de vista pesquisador Externo à organização Interno à organização
Quadro teórico e hipóteses Definidas rigorosamente Menos estruturadas