Definição
Textos expositivo-argumentativos – são aqueles que tem por objectivo convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte ou o leitor de uma exposição oral ou escrita.
Organização
Este tipo de texto é constituído por tese ou ponto de vista ao qual o argumentador deve fazer aderir o leitor. Os argumentos são as razoes apresentados a fazer ou contra a tese. Os argumentos constituem a parte essencial de um discurso expositivo-argumentativo.
O texto argumentativo segue realmente os seguintes planos:
- Plano por agrupamento – reúne argumentos da mesma natureza, por exemplo argumentos técnicos, lógicos, históricos, económicos e organiza-os em função do seu destinatário, pois para certo grupo-alvo, os argumentos económicos ou psicológicos poderão ser densos do que os históricos;
- Plano por oposição – organiza-se a partir da refutação sistemática de uma ideia básica, para se deduzir as vantagens de uma outra ideia. Também se pode elevar uma ideia em detrimento de outra oposta;
- Plano moderado – o ponto de vista não é imposto. Um jugo raciocínio leva, de forma natural aposição do autor.
Estrutura
A clareza do texto expositivo-argumentativo defende da forma como se encontra estruturado, assim temos:
- Na introdução – apresenta o problema que vai ser o objectivo do discurso. A introdução a teste inicial;
- No desenvolvimento – apresenta os argumentos que se destinam apoiar ou reforçar o teste inicial;
- Na conclusão – toma-se a tese que se procurou provar a exposição dos argumentos.
Tipo de linguagem
Cada falante adapta a língua as diversas situação da comunicação, assim podemos encontrar: linguagem clara, impessoal e objectiva.