Tentativas de superação da crise (o papel de Roosevelt)

A partir de 1933-34, iniciou-se um processo de recuperação da economia mundial. Nos Estados de regimes Social -democratas defendiam que para vencer a crise, eram necessárias profundas reformas no sistema, que proporcionassem uma mais justa distribuição da riqueza.

Em outros países a luta contra a crise originou regimes ditatoriais, caso doFascismo italiano e o Nazismo alemão, a defender a política de“só um Estado forte com um chefe carismático e autoritário” podia salvar o país dos efeitos da crise.

1.1.A política de New Deal nos EUA:

Nos finais de 1932, o ano mais dramático, o candidato democrata Franklim Delano Roosevelt ganha eleições presidenciais nos EUA. Em 1933, anuncia uma nova política – a New Deal (Nova Era). O New Deal foi programa de reforma com a intervenção do Estado a nível da agricultura e da indústria com objectivo de equilibrar a oferta e a procura, relançando a produção e resolver o desemprego.

O New Deal desenvolveu-se em duas etapas: a primeira consistiu em recuperar a economia; A segunda, em fazer reformas estruturais de longo alcance. Neste sentido, foram adoptados programas na agricultura e na indústria e de grandes obras públicas.

1.2.Medidas tomadas por Roosevelt para relançamento da economia

a) Medidas económicas:

-Na agricultura preconizava a ascensão de subsídios aos agricultores;

-Financiamento de cooperativas;

-Redução de áreas cultivadas (a fim de reduzir a superprodução e subir de preços agrícolas).

-Na indústria reduz a concorrência e controlar a produção;

-Diminui as horas de trabalho;

 -Eleva o nível de salário (para aumentar o consumo).

-Nas finanças foi elaborada uma legislação de controlo das actividades da banca e da bolsa de valor.

b) Medidas sociais:

-Criação de postos de trabalho através de lançamento de grandes obras públicas (estradas, barragens, bairros residenciais, etc.);

-Concessão de subsídios aos desempregados e idosos;

-Fixação de salário mínimo e do horário de trabalho;

-Reforço do poder do sindicato e garantia de segurança social na velhice e na doença.

O New Deal deu impulso à economia e resolveu os problemas sociais. No plano político constitui um sucesso total, pois conseguiu-se evitar que os EUA sofressem agitações sociais, perturbações políticas e tentativa de resoluções que abalaram vários países da Europa.