Num período em que e Europa encontrava-se numa época de grandes instabilidades devido as perdas humanas, destruição dos seus recursos matérias e de devastações e pobreza, os Americano temiam que os Estados Europeus aderissem o comunismo. Por outro lado , os Americanos temiam que, a semelhança do que aconteceu na 1ª guerra mundial, uma crise económica se instalasse nos EUA.

A 2ª guerra mundial provocou alterações que conduziram a uma nova realidade política mundial. Daí o mundo dividiu-se em dois blocos: o bloco ocidental, liderado pelos EUA, e o bloco oriental ou do leste, liderado pala URSS. Começaram a surgir desentendimentos entre a URSS e os EUA a partir de 1947.

 Com tudo, nos anos que se seguiram, a vida política, económica e militar das duas superpotências levaram à divisão do mundo e da Europa em duas zonas de influência política e económica. De um lado encontrava-se países que seguiam o capitalismo liberal ,apoiado pelos EUA, e do outro, os países que seguiam o capitalismo, que se encontravam sob a influência da URSS.

Constituição Dos Blocos Militares 

O bloco capitalista liderado pelos EUA e constituída pelos seguintes países: por Canada e dez nações europeias nomeadamente Franca, Portugal, Dinamarca, Holanda, Itália, Luxemburgo, países baixos, Islândia, Inglaterra, Noruega, depois a Grécia, Turquia e Alemanha federal.

E o bloco socialista liderado pela URSS é Constituída por todos países socialistas da Europa oriental tas como: Albânia , Bulgária, polónia, Roménia, Hungria, e RDA. Com  exceção da Checoslováquia.

E a França vem a se retirar-se em 1967 do bloco capitalista.

A guerra fria

Conceito

A guerra fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas, tensões político-militar e conflitos indiretos entre o bloco capitalista ou ocidental liderado pelos Estados Unidos da América (EUA) e o bloco oriental ou do leste ou ainda socialista liderado pela Rússia (URSS).

Esta guerra ocorreu após o final da 2ª guerra mundial e foi um conflito que embora não se tornado luta armada, as provocações mútuas entre as superpotências dava a impressão de que a guerra iria começar.

É chamada “fria” porque não houve uma guerra direta, ou seja, agressiva ou armada, “quente” entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista foi o objetivo central durante a metade  da guerra fruía.

A origem da Guerra Fria

Ainda na atuação da 2º guerra mundial (1936-1045) já manifestavam-se  indícios da guerra fria. Com conferencia de Ialta (Fevereiro de 1945), a URSS reivindicou o direito de estabelecer governos amigos nos países da Europa do leste, por uma questão de segurança das próprias fronteiras.

Algumas das causas que levaram a guerra fria foram as seguintes :

  • A formação de dois blocos militares;
  • O conflito de interesse político e económico e a necessidade de alargar as esperas das influências ;
  • O apoio a descolonização por parte do bloco socialista;
  • A divisão e bloqueio aéreo a Berlim (capital da Alemanha) onde uma parte ficou com URSS e a outra com o bloco capitalista o que levou a construção do chamado Russo de Berlim;
  • A formação do OTAN (NATO), em 1949;
  • A criação do pacto de Varsóvia em 1955 pela URSS;
  • A corrida ao armamento , sobre tudo armas nucleares;
  • Com isso deu-se então o início da guerra fria (1947-1985). Um período de tensão vivido entre os EUA e a URSS, e os aliados de ambos blocos. Este período é também caracterizado pelas intensas espionagens através das políticas secretas dos EUA com a CIA a URSS com KGB. Os dois sistemas evoluíram separadamente, mais de olhos opostos um ao outro.

Manifestações Da Guerra Fria

As principais manifestações durante a guerra são:

O Plano Marshall (1948) – Programa de recuperação europeia lançado em 1947 pelo secretário do estado norte americano George Marshall, com o objetivo de reconstruir coma ajuda financeira dos EUA, a economia da Europa ocidental arruinada com a guerra.

Doutrina Truman (1948) – Discurso proferido por Truman no congresso norte-americano estabelecendo a luta contra o totalitarismo soviético.

Formação da OTAN ou NATO (1949) – é a organização dos tratados do atlântico norte que consiste num organismo de defesa coletiva dos países capitalistas objetivando impedir o avanço do socialismo no mundo. A operacionalização  deste tratado deu origem À organização do tratado do atlântico norte – OTAN ( OU nato EM INGLES ). O OTAN foi criada em 1949 em Washington. Os países fundadores do NATO são: Estados Unidos, França, Canadá, Portugal, Dinamarca, Bélgica, Luxemburgo, países Baixos, Itália, Noruega, Reino Unido, Islândia, a mais tarde vieram a juntar-se a Grécia, Turquia e a Alemanha federal.

A Guerra da Coreia –a guerra fria estendeu-se à Ásia, originando uma luta por uma zona de influência. Os americanos favorecidos pelo facto de a URSS se ter retirado do conselho de segurança, enviarão tropas em auxilio da Coreia do Sul, sob a bandeira da ONU, comandadas pelo general MacArthur. Estas avançam até a fronteira da china e Mao Tsé-Tung envia tropas em auxílio da Coreia do Norte. MacArthur   recomendava com louvor o uso de armamento atómico mas Truman, receando a generalização do conflito, retirou-lhe o comando, e depois de alguns anos de negociação foi assinado um armistício em Julho de 1953.

Pacto de Varsóvia (1955) – este pacto foi fundado em 1955, em resposta a integração da Alemanha federal na OTAN. Tratado de assistência mútua a Europa Oriental objetivando a união dos países socialistas para se defenderem da ameaça dos países capitalistas.

COMECON – 1949 Conselho económico de assistência Mútua — uma espécie de plano Marshall dos países socialistas tinha por objetivo tornar as nações socialistas autossuficientes em relação ao bloco capitalista.

A questão de Berlim – Após a conferencia de Ialta e de Potsdam, a Alemanha ficou dividida em quatro zonas ocupadas por ingleses, franceses, americano e russos. E Berlim foi também dividida em quatro sectores para cada um desses países.

Estaline procurou expulsar do Berlim os aliados ocidentais, contestando a unificação dos outros três sectores. Em 1948, fechou todos os acessos ou Ocidente fazendo o bloqueio de Berlim. Este visava obstruir os planos ocidentais sobre a Alemanha ou, pelo menos forçar a abandonar Berlim.

Esperava desta forma, privar os aliados de bens essenciais e desgasta-los levando-os a ceder. Os aliados não podendo reagir para não provocar uma guerra, preferiram por abastecer a população fazendo uma ponte aérea durante um ano.

Convencido de sua inutilidade, Estaline aceita a derrota e acorda com os EUA, o restabelecimento das normais vias de comunicação. Então a Alemanha seria dividida em duas partes: a Ocidental, denominada República Federal da Alemanha(RDA) com a capital em Bona, dirigido pela Inglaterra, França, e os EUA, e a Oriental, a República democrática Alemã (RDA), com a capital em Berlim sob o domínio soviético.

Em 1961 a RDA foi construindo um muro dentro da cidades de Berlim, e ficou conhecido como o “muro da vergonha” com o objetivo de impedir os alemães do leste de fugirem para Alemanha Ocidental. E em 1989 essa fronteira caio, e a Alemanha voltou a se tornar uma só com a capital em Berlim em 1990.

A Coexistência Pacifica e a Politica De Desanuviamento

A coexistência pacifica significa o período em que apesar de terem ideias contrarias, a nível politico os capitalistas e os socialistas decidiram minimizar as suas relações e resolver os seus problemas por meios pacíficos, isto é, foi um período de aproximação entre a União Soviética e os Estados Unidos.

Este período iniciou com uma serie de reuniões entre as cúpulas das duas superpotências, para limitar o crescimento do armamento, e destruir as armas que fossem considerados ameaça permanente contra a humanidade. Outra característica deste período foi a redução do monopolismo dos Blocos, isto é, o alinhamento férreo à URSS ou aos EUA, possibilitando uma multipolarização internacional.

  • E a 12 de Novembro de 1962 foram criados os princípios da coexistência pacifica tais como:
  • Os estados deveriam resolver as suas diferenças por meios pacíficos não recorrendo ao uso da forçam;
  • A não intervenção dos assuntos internos ligados ao estado;
  • A cooperação entre os estados com base na carta da ONU;
  • O respeito a direito de igualdade entre os estados.

 E aproximadamente entre 1947-1955 que os dois blocos se consolidaram e se estruturaram o mundo bipolar.

 Entretanto após este período de paz entre a URSS e as EUA, foi ameaçado em 1961 pela construção do Muro de Berlim pela RDA, e a crise dos mísseis em Cuba (1962) e a intervenção americana na guerra do Vietname (1964-1973).

Mas  a coexistência pacifica não impede a construção do muro de Berlim nem evita o receio de uma nova guerra nuclear a traves da crise surgida após instalação secreta de mísseis em Cuba, pois isto acabou por abrir portas a um desanuviamento nas relações internacionais,  na medida em que as duas superpotências multiplicam os acordos para a limitação do arsenal nuclear e intensificam as relações comercias.

E em 1975 um novo confronto vem quebrar o clima de desanuviamento.  Animado pela crise económica no ocidente e pela derrota americana no Vietname. E então, só depois de 1985 que os EUA a a URSS retomam o dialogo e a via da concertação.

 

Bibliografia

BICA, Firoza; MAHILENE, Ilídio. Historia-10ª saber historia. Longman, 1ªedicao. Moçambique, 2010

FENHANE, H. Baptista João. Historia 10ª classe. Diname. Maputo-Mocambique-2002

BONDE, Amadeu Ruiç RECAMA, Calisto Dionísio .Plural editores, 1ªedicao. Maputo – Moçambique-2010