Não-alinhamento ou neutralismo foi uma política adoptada pela maioria dos países recém independentes no sentido de se libertarem do jogo de influência dos blocos americano e soviético. O Movimento de não alinhados teve origem na conferência de Bandung (1955) e concretizou oficialmente a sua criação na Conferência de Belgrado em 1961. Nesta conferência adoptouse os seguintes princípios:

– Reafirmação do direito de autodeterminação dos povos;

– Defesa dos princípios de soberania nacional e de cooperação entre as nações;

-Fez se o apelo à formação de um novo bloco que fosse capaz de resistir à ingerênciae ao domínio das duas superpotências.

O não-alinhamento atraiu um número crescente de países da Ásia, África e América (25 países em 1961, 113 em 1995) e tornou-se símbolo do sono da independência e liberdade das nações mais frágeis face à opressão das superpotências e do mundo desenvolvido.

Para reforçar a sua unidade e o seu poder de negociação, a maioria dos países de não alinhados tem constituído organismos de âmbito regional:

-Organização da Unidade Africana (OUA), actualmente União Africana (UA) – criada em 1964 na Etiópia;

– ASEAN – Associação dos estudos do Sudeste Asiático e

– Organização dos países Produtores de Petróleo (OPEP) – criada em 1960.

O fim da Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim:

Depois de muitas crises que marcaram a década 60, nas relações entre a URSS e os EUA, as relações entre os dois rivais ganham novo impacto nos começos das décadas 70. Os grandes precursores deste relacionamento foram Richard Nixon e Leonidas Brejnev que iniciaram a aproximação marcada por intensas conversações entre as duas superpotências. A partir de 1972, as duas maiores potências militares do mundo, assinaram vários tratados tendentes a reduzir a sua crescente militarização.

Esses tratados ficaram conhecidos por SALT – Tratado sobre limitação de armas Estratégicas. O 1º tratado foi assinado em 1972 e limitou o sistema de mísseis antibalísticos dos EUA e da União Soviética.

Em 1974 foi assinado outro tratado que proibia testes nucleares subterrâneos. O SALT 2 foi assinado em 1979 na cimeira de Viena e estabelecia a redução dos mísseis e bombardeiros estratégicos. Em 1987 Mikail Gorbachev colocou em prática a Perestroika ativando a aproximação com o Ocidente.

Em Janeiro de 1988 a União Soviética anuncia a sua retirada do Afeganistão e, em 1989 com a abertura e a restauração do Leste europeu, firmou-se a política de entendimento entre as potências com novas cimeiras e assinatura de diversos acordos, inclusive de elaboração a nível económico e tecnológico.