Assim como existem unidades para medir o peso, a distância, também existem unidades para medir informação (bit, byte, kilobyte, gigabyte, terabyte, etc). É sobre estas medidas que pretendemos reflectir nesta lição.

Todas as informações tratadas pelo computador são representadas, em seus circuitos electrónicos, na forma de bits. Um bit (abreviatura de Binary digIT) representa fisicamente um componente electrónico do computador que pode assumir apenas dois estados: ligado/desligado, gravado/desgravado, aceso/apagado, etc. Matematicamente, esses dois estados são representados pelos dígitos zero (desligado) ou um (ligado).

Os bits correspondem à menor unidade de informação que um computador pode processar e armazenar. Ou seja, todas as informações são armazenadas e processadas na forma de sequências de dígitos 0 e 1. Esse sistema de numeração é chamado sistema binário ou de base 2, visto que possui apenas 2 algarismos (0 e 1). Difere do sistema decimal que costumamos utilizar no dia a dia, o qual possui 10 algarismos (de 0 a 9).

A um conjunto de 8 bits damos o nome de byte (abreviatura de BinarY TErm). Cada byte representa um caractere (letra, dígito numérico, símbolo, sinal de pontuação ou comando).

Como cada bit pode assumir somente um destes dois valores (0 ou 1), um conjunto de N bits pode representar 2N valores diferentes. Seguindo este raciocínio, se cada byte é formado por 8 bits, podemos concluir que há um total de 256 (isto é, 28) bytes disponíveis, portanto, 256 caracteres diferentes.

Resumindo:

  • Bit: binary digit
  • menor unidade de informação
  • apresenta um dos valores 0 ou 1
  • Byte: binary term
  • conjunto de 8 bits
  • representa um caractere (ex, G, H, 5, P). A palavra COCO =  4*8bits=32 bits.

Como é de se esperar, seria extremamente difícil para nós, seres humanos, interagir com o computador em linguagem binária. Imagine se para digitar uma letra, tivéssemos que memorizar a sequência de 8 bits que a compõe. Imagine então como seria digitar um texto inteiro!

Para contornar esta situação e padronizar o intercâmbio de informações entre os computadores, existem tabelas de mapeamento entre os caracteres e suas respectivas representações em binário. A tabela usualmente empregada nos computadores é a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange).

Unidades de medida

A capacidade de memória do computador, bem como o tamanho dos arquivos, são expressos em número de bytes. No entanto, estes números podem tornar-se grande demais e de difícil memorização. Assim, existem algumas unidades de medida que são múltiplos do byte, como: Kilobyte (KB= 1.024 bytes), Megabyte (MB =1.024 KB), Gigabyte (GB = 1.024 MB), Terabyte (TB =1.024 GB), Pentabyte (PB =1.024 TB), etc. existem outras medidas de unidades de informação como a Exabyte (EB), a zettabyte (ZB) e a yottabyte (YB)

Por que 1.024 e não 1.000?

Lembre-se que estamos trabalhando com o sistema binário, cuja base é 2. O número 1.024 é

potência de 2 (210). Já o número 1.000 não é potência de 2.

Entretanto, a maioria dos fabricantes de dispositivos de memória, como HDs e Pen-drives, utilizam 1.000 ao invés de 1024 para calcular a capacidade de seus dispositivos. Isso explica porque um pen drive vendido pelo fabricante como sendo de 8 GB aparece no sistema operacional como tendo apenas 7,44 GB. O fabricante divide a capacidade total do dispositivo por 1.000, enquanto o sistema operacional divide por 1.024, daí a diferença.