Por acção da força de gravidade, os detritos ou sedimentos, ou mesmo as próprias rochas não decompostas, tendem aceder ou desligar ao longo da superfície, inclinadas vertentes. Existem dois tipos de movimentos: os movimentos lentos e movimentos rápidos.

Movimentos lentos

Os movimentos lentos – são movimentos do solo, imperativo que ocorrem ao longo dos vertentes.

No que eles se verificaram quanto vemos postes eléctricos e postes telefónicos inclinados, fendas nas estradas e fendas em muros. A este tipo de movimento dá-se nome de repetição ou creeping. O fenómeno dominava sufixação é o movimento de massa de solo ou de detritos rochosos superficiais e saturados de agua. Embora passa aconteceram qualquer clima, este fenómeno e essencialmente característica das regiões frias das altas latitudes e das altas montanhas, divido a alternância frequente entre congelação e função de água saturada ao solo. Foi mais notório no quaternário, época de grandes glaciais no histórico da terra.

Movimentos rápidos

A diminuição de coesão pode levar ao rapimento e despedimento de terra e rochosos sob a forma de avalanche, movimentados enormes volumes de matérias ao longo abrutas.

Existem diversos tipos de movimentos rápidos:

Desabamento – consiste na queda livre deslocar rochosas por acção de gravidade após meteorização e erosão. Formam cons ou taludes de detritos;

Deslizamento ou escorregamento – é o movimento do solo ou de rochas que ocorrem sob uma superfície ou plano de ruptura. A massa deslocada tem grau de deformação variável;

Fluxos ou escoadas – constituem uma massa fluida compostas por materiais finos (areia, argilas, etc) ou por materiais grosseiros (fragmentos de rochas, etc) é água através de uma vertente ou de um canal.