Conceito básicos

Indicadores

E todo o conjunto de gráficos ou simulações que descrevem o decorrer de um problema ou situação pertinente e actual.

Macroeconomia

Consiste no estudo da economia como um todo. Ou seja, analisa os factores do sistema económico de uma determinada Região ou pais, relacionando todos os procedimentos económicos.

Indicadores macroeconómicos

Os indicadores macroeconómicos são medidas que indicam as variáveis agregadas do todo o país (macroeconomia), ao contrário dos indicadores microeconómicos, que focam em empresas ou sectores específicos.

Indicadores macroeconómicos são referências financeiras que ajudam a apontar um conjunto de números e variáveis que compõem o momento atual de determinada economia.

Principais indicadores macroeconómicos de Moçambique

A evolução dos indicadores macroeconómicos em Moçambique tem sido usados para se referir ao desenvolvimento socioeconómico, uma vez que estes foram registando crescimentos assinaláveis, contudo, nos últimos anos tais indicadores tem registado quedas inquietantes. Contudo, existem vários indicadores macroeconómicos em Moçambique mais importa referenciar:

Produto interno bruto (PIB)

O produto interno bruto soma todas as riquezas criadas por um país. E geralmente, quando o PIB cresce, isto significa que o país está se desenvolvendo e o consumo tende a aumentar. Por outro lado, caso o PIB esteja estagnado, ou o caindo, isto pode indicar uma recessão económica. E em uma recessão económica é esperado que o consumo caia bastante, e que os lucros das empresas diminuam.

Produto interno é um dos principais indicadores utilizados para analisar e classificar a situação economia de um país, estado, município ou região. Esse indicador nada mais é do que a somatória de todos os bens e serviços, ou seja, de toda a riqueza gerada em um determinado período.

Objetivo de cálculo do PIB

 O objectivo do cálculo do PIB é de estabelecer uma medição das riquezas que foram produzidas no país a fim de comparar o nível do crescimento económico com outras localidades e evidenciar possíveis diagnósticos sobre problemas estruturais e financeiros. Além disso, o cálculo do PIB fornece informações sobre os diferentes sectores, demonstrando aqueles em que há uma maior geração de renda e os que possuem menor peso, além de enunciar eventuais problemas em algumas actividades, demandando acções publicas para corrigir essas dificuldades.

Este indicador pode subdividir-se em 2 partes que são:

O produto interno bruto a preço de mercado (PIBpm)

Que representa o resultado final da actividade de produção das unidades produtivas residentes. Pode ser definido de outras três formas:

O PIBpm é igual à soma dos valores acrescentados brutos dos diferentes sectores institucionais ou ramos de actividade, aumentada dos impostos menos os subsídios aos produtos (que não seja afectados aos sectores e ramos de actividades). É igualmente o saldo da conta de produção total da economia;

O PIBpm é igual a soma dos empregos finais internos de bens e serviços (consumo final efectivo, formação bruta de capital), mais as exportações e menos as importações de bens e serviços;

O PIB é igual à soma dos empregos da conta de exploração do total da economia (remunerações dos trabalhadores, impostos sobre a produção e importações menos subsídios, excedente bruto de exploração e rendimento misto do total da economia). Deduzindo ao PIBpm o consumo de capital fixo, obtém-se o Produto Interno Liquido a preços de mercado (PILpm).

Produto interno bruto a custo de fatores

Pode-se distinguir o PIB a preços de mercado (PIBpm) e o PIB a custo factores (PIBcf). A distinção entre estes é que o PIBpm inclui o valor dos impostos indirectos e subsídios enquanto que o PIBcf não os inclui. Assim, o PIBcf mede a produção como a soma dos custos dos factores de produção necessários a essa mesma produção enquanto o PIBpm se refere à produção ao custo a que é disponibilizada no mercado aos consumidores.

Inflação

A inflação é a perda do poder de compra da moeda. E esta variável, além de reduzir o poder de compra e o consumo, ela também pode afectar os juros do país.

Quando a inflação está muito alta, o Banco Central, através do COPOM, tende a aumentar os juros como forma de contê-la. E a taxa de juros por sua vez, afecta directamente a decisão de investimentos das empresas.

Desemprego

A taxa de desemprego é definida pela relação entre o número de pessoas desempregada e a população economicamente activa O desemprego é um dos mais importantes dos indicadores da macroeconomia pois ele tende a ser a última variável a se mexer em uma recessão ou em um desenvolvimento da economia do país.

Isto ocorre pois as demissões são muito onerosas aos empregadores, devido às verbas de decisão. Assim, a decisão de demitir tende a ser adiada ao máximo.

Por outro lado, uma vez que a economia retome o crescimento, os empregadores ainda demoram muito a contratar, pois tendem a esperar o crescimento e a confiança na economia voltar com mais força. Por sua vez, o desemprego tem capacidade de afectar outros indicadores macroeconómicos, tais como o consumo.

Importância dos indicadores macroeconómicos

Os indicadores macroeconómicos são importantes sinalizadores do comportamento das diferentes varáveis económicas.

São fundamentais tanto para propiciar uma melhor compreensão da situação presente e o delineamento das tendências de curto prazo da economia, quanto para subsidiar o processo de tomada de decisões estratégicas dos agentes públicos (governo) e privados (empresas e consumidores).

Impactos dos principais indicadores macroeconómicos de Moçambique

Nos últimos anos (2015-2021) Moçambique vem enfrentando diversificadíssimos problemas que acabaram afectando o seu ritmo de crescimento económico e de entre esses problemas merecem especial destaque: a

  1. Instabilidade política nas regiões centro e norte;
  2. A ocorrência de calamidades naturais, com maior realce para as cheias e inundações, ciclones tropicais, nas zonas sul, centro e norte, seca e estiagem, na zona sul;
  3. A suspensão do apoio directo ao orçamento por parte dos parceiros de cooperação;
  4. A redução do Investimento Directo Estrangeiro;
  5. A depreciação do Metical e redução das Reservas Internacionais Líquidas, e (v) o aumento do desemprego devido aos efeitos nefastos da pandemia da COVD-19 e;
  6. O aumento do serviço da dívida pública externa.

Produto Interno Bruto

Em resultado destas adversidades, o Produto Interno Bruto (PIB) Per Capita, um dos indicadores para avaliar a riqueza de um país, que corresponde à soma de toda a produção, dividida pelo número de habitantes, registou uma diminuição, no quinquénio, uma vez que a actividade económica cresceu a um ritmo menos celerado, comparativamente ao aumento populacional.

Inflação

Por sua vez, a Inflação, que é o aumento contínuo e generalizado do nível de preços de bens e de serviços, na economia de um determinado país, levando à redução do poder de compra dos consumidores, na medida em que passam a ser necessárias mais unidades de moeda para a aquisição de bens e serviços essenciais, situou-se acima das previsões.

Desemprego

A situação do desemprego em Moçambique agravou-se com a Covid-19, terrorismo em Cabo Delgado e as calamidades naturais.

Pouco mais de 43 mil pessoas em Moçambique perderam emprego devido ao impacto das restrições impostas para travar a propagação do novo coronavírus, indica um relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os resultados do “Inquérito sobre o Impacto da Covid-19 nas empresas”, realizado entre Junho e Julho, as restrições adoptadas para travar a propagação ditaram que um total de 43.578 trabalhadores perdesse os seus empregos em todo país, sendo a mais afectada a província da Zambézia, no centro de Moçambique, onde 27 mil perderam os seus postos de trabalho.

Segundo o documento, as pequenas empresas foram as que mais encerraram atividades durante este período, afetando, só nesta classe, 41.394 trabalhadores de todas as províncias do país.

As restrições impostas pela pandemia em Moçambique afetaram um total de 80 mil empresas, instituições que foram obrigadas a encerrar as portas, rescindir ou suspender contratos.

A suspensão de contrato de trabalho é definida como uma “paralisação temporária” e a legislação moçambicana.

Considerações finais

Findado a pesquisa, constatou se que os indicadores macroeconómicos podem apresentarem se ambíguos, isto é, podem ter um impacto negativo ou mesmo negativo. Os indicadores macroeconómicos têm um impacto positivo quando são positivos.

Os indicadores são positivos quando apresenta números inferiores ou apresentam um definhamento em relação aos anos anteriores. Exemplo: o número de desempregados tender a diminuir.

Os mesmos indicadores tornam-se negativos quando apresentam números maiores. No caso de desemprego, este os números tenderam a aumentarem.

No caso de Moçambique, nos últimos 4 anos os indicadores macroeconómicos tem apresentado se negativamente devido a alguns factores macroeconómicos que vem arrastando a economia moçambicana tal como é o caso da instabilidade cambial face aos principais moedas de troca (Rand, Dólar norte-americana e Euro) em relação ao metical.

Os ataques em Cabo Delegado e no Centro de Moçambique acrescidos da pandemia da Covid-19 vêm afectando negativamente a macroeconomia moçambicana.

 

Bibliografia consultada

Tribunal Administrativo. Relatório sobre a conta geral do estado de 2018. Novembro, 2019;

CASTEL-BRANCO Carlos Nuno. Análisede Políticase Interpretaçãode IndicadoresMacroeconómicos/ Pobrezae Desenvolvimento. ISCTEM 06 de Agostode 2007;

CASTEL-BRANCO Carlos Nuno. Indústria e Industrialização em Moçambique: Análise da Situação Actual e Linhas Estratégicas de Desenvolvimento. Agosto de 2003.