Lê o seguinte texto e presta atenção ao valor e emprego do pronome se nas passagens sublinhadas.

Salvador Manasse sentou – se na cadeira do seu escritório no Hotel TOFOMAR.

Nos últimos tempos, as coisas não estavam a correr muito bem. Com o aproximar do Mundial de futebol, tinham aberto novos hotéis e estancias turísticas na Província, e os turistas não acorriam tanto ao hotel TOFOMAR.

Salvador sentia –se cansado de lutar para que os donos do empreendimento investissem na modernização das instalações e dos serviços do TOFOMAR. Perguntava – se o que estava ali a fazer…ele também precisava de novos e maiores desafios…

Pegou no jornal noticias e passeou os olhos pela pagina dos anúncios. De repente, o seu olhar prendeu – se a um anuncio, que dizia:

                                       Archipelago Resort Vilanculos

                                       Admite – se gestor turístico

Que grande oportunidade! Salvador apressou – se a escrever o seu Curriculum Vitae e a carta de candidatura ao posto de trabalho.

No dia da entrevista, chegou bem cedo ao local. Estava bastante ansioso. Ao dirigir – se para o escritório Resort, deu de caras com Fernando Matabele, seu antigo colega de curso. Há quanto tempo não se viam! Abraçaram – se como dois velhos amigos. O Fernando já trabalhava no Resort e Salvador ficou mais confiante de que iria ser admitido.

Como pudeste verificar, nas passagens sublinhadas, ocorre:

O se reflexo

Salvador Manasse sentou – se na cadeira do seu escritório.

Salvador sentia – se cansado de lutar.

…o seu olhar prendeu – se a um anuncio…

Perguntava – se o que estava ali a fazer.

Salvador apressou – se a escrever o seu Curriculum Vitae.

Ao dirigir – se para o  escritório do Resort.

NB: o se Reflexo, como os outros pronomes reflexos, mostra que a accao indicada pelo verbo aqui esta junto recai na pessoa que a pratica.

O se Recíproco

Há quanto tempo não se viam!

Abraçaram – se como dois velhos amigos.

NB: o se Recíproco indica que a acção e recíproca. Por exemplo, na segunda frase, a forma verbal “Abraçaram – se” mostra que Salvador e Fernando se abraçaram um ao outro.

O se Passivo ( ou pronome apassivador)

Admite – se gestor turístico.

NB: o se passivo e também designado partícula apassivante. Emprega – se nas terceiras pessoas, em frases em que não se quer nomear o agente da acção. A frase e passiva, pois pode ser lida como: e admitido gestor turístico.