Ética profissional

É um conjunto de normas, valores morais e princípios que formam a consciência do profissional e representam imperativos da sua conduta. A ética garante o equilíbrio e bom funcionamento social, fazendo com que ninguém saia prejudicado, ela está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética profissional contribui significativamente para a humanização do ambiente hospitalar e para práticas que respeitem a condição dos utentes, garantindo que eles tenham um atendimento adequado. Contribui também para a mudança nas práticas profissionais e garante que o profissional de saúde reconheça a singularidade dos utentes e os envolva na busca de
estratégias que facilitem a compreensão dos problemas de saúde que apresentam e o seguimento de orientações fornecidas pelos profissionais de saúde.

Moral
É o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, tradição e do quotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.
Ela baseia se nos princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, e etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas.

Virtude

É uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. É uma disposição de um indivíduo de praticar o bem, e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

A virtude é um conceito que remete para a conduta do ser humano, quando existe uma adaptação perfeita entre os princípios morais e a vontade humana.

Há virtudes intelectuais, que são ligadas à inteligência e as virtudes morais, que são relacionadas com o bem. A virtude intelectual consiste na capacidade de apreender com o diálogo e a reflexão em busca do verdadeiro conhecimento. A virtude moral, por sua vez, é acção ou comportamento moral, é o hábito que é considerado bom de acordo com a ética.

A palavra Ética tem a sua origem grega, isto é, éthos=costumes e êthos=caracater.

  • Éthos=costumes refere-se ao lugar onde as pessoas se abrigam, morada do homem, com certos valores, hábitos e que são lavrados e regidos pela sociedade. Moral
  • Êthos=caracater indica o comportamento humano, do seu modo de ser, da sua personalidade.

Desde os primórdios a Ética e a Moral sempre caminharam juntos, embora tenham realidades diferente, isto porque ao falarmos da Ética queremos nos referir da fundamentação do modus vivendi através do uso da razão ou do pensamento da humanidade, sobre o modo de se comportar, ao passo que a moral está alicerçada na obediência das normas culturais, hierárquicos e religiosos.

 

Referências bibliográficas

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. Tradução: Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações, propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis: Vozes, 2009.

MANTOAN, M. T. E. O direito de ser, sendo diferente na escola. Rev CEJ, Brasília, n. 26, p. 36-44, jul./set. 2004.