Estética

Conceito de estética

A palavra ” estética” vem do grego aisthetike, que etimologicamente significa tudo o que pode ser precedido pelos sentidos. Atribuí-se a sua origem igualmente a palavra grega aisthesis, que significa ” sentido ou ?” Sensibilidade”. Quando falamos de estética, referimos-nos à disciplina da filosofia que se ocupa do  estudo do belo.

Kant define a  Como a ciência que trata das condições da percepção pelos sentidos remota a Alexander Boungarter.

Objecto de estudo da estética

Enquanto ciência e teoria do belo, é o tipo de conhecimento adquirido pelos sentidos como bela arte o seu conceito refere-se a campo da experiência humana que o leva a classificar um objecto como belo, agradável, em contradição com o que não é.

A estética, enquanto problemática da filosófica, compreende os seguintes problemas, nomeadamente, a natureza da arte o seu fim e a sua relação com as outras esferas da vida humana.

A essência do belo

Platão entendeu a arte como uma imitação da natureza, que é, por sua vez, cópia das ideias do mundo das ideias, de acordo com a sua concepção do mundo o alvo da imitação e o belo.

Aristóteles, contradizendo o seu mestre Platão, afirma que a arte não e apenas a imitação da natureza. Trata-se não de uma mera reprodução da natureza, mas de sim de uma reprodução com a intenção de superar.