Em primeira instância é preciso saber sobre o termo Estética, quanto a sua etimologia, seu significado e sua definição.

Por tanto, Estética é uma palavra com origem no termo grego, aisthetiké, que significa ʺ aquele que nota, ou aquele que percebe.

A estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que e belo nas manifestações artísticas e manifestações naturais.

A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada individuo.

Sétima arte, sua história

Aqui se fala da sétima que justamente o teu marco inicial foi o ano de 1895 no dia 28 de Dezembro no salão Grand Café em paris, onde fizeram uma apresentação publica dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo, fala-se exactamente dos irmãos Lumieres, reconhecidos historicamente como fundadores do cinema, que cinematógrafo, aparelho inspirado na engrenagem de uma maquina a de costura, que registava a impressão de movimento.

Na verdade esta sétima arte (cinema), teve um processo muito lento por uma duração muito longa rumo ao seu desenvolvimento ate os dias actuais. Ao decorrer do tempo apresentava filmes mudos sem som ou falo som de palavras capaz de animar ainda mais os espectadores, com uma duração menos de 30` e depois com a sua evolução foi melhorada.

 O termo sétima arte foi usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no manifesto das sete em 1912. Posteriormente, foram propostas outras formas de artes umas mais ou menos consensuais, outras que foram prontamente aceites como ocaso da 9ª arte, que em dia é uma expressão tão utilizada para designar a banda desenhada, como é 7ª arte.

Presentemente, cada arte é caracterizada pelos elementos básicos que formatam a sua linguagem e foram classificadas da seguinte forma:

1ª Arte musica (som, qualquer tipo);

2ª Artes cénicas (teatro/dança e coreografia) ou simplesmente (movimento);

3ª Arte pintura (cor)

4ª Arte escultura (volume)

5ª Arte arquitectura (espaço)

6ª Arte literatura (palavra).

E por fim fala-se da sétima arte que designamos cinema que esta por sua vez integra os elementos das artes posteriores, principalmente a 8ª e no cinema de animação que é a 9ª arte.

Ao longo dos séculos, o conceito que era considerado arte mudou bastante. Na idade média, por exemplo, não havia muita distinção entre arte e ciência. Entravam na lista a gramática, retórica, geometria, astronomia, entre outros.

Já no inicio do século XIX, o filosofo alemão Georg Hegel, na obra estética, delimitou as artes em seis, sendo elas arquitectura, escultura, pintura, musica, dança e poesia.

Em 1912 Racciotto Canudo, um intelectual italiano, publicou o manifesto das sete artes incluindo o cinema na lista e o colocando na sétima posição.

Já na classificação actual é um pouco diferente de o que se assumia antes. A versão mais aceite é que as artes são mesmo sete (7), classificadas de acordo com o surgimento na história da humanidade.

Pinturas rupestres nas cavernas relatavam rituais de música e dança. Ou seja a primeira arte é a música, segunda dança, a terceira pintura, que retratou as duas anteriores. Em quarto vem a escultura, em quinto o teatro como forma de representação de histórias e mitos, a literatura em sexto e o cinema em sétimo lugar.