Uma substância é qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas. Cada substância possui um conjunto definido de propriedades e uma composição química. Elas também podem ser inorgânicas (como a água e os sais minerais) ou orgânicas (como a proteína, carboidratos, lipídeos, ácido nucleico e vitaminas).
As substâncias Compostas são constituídas por átomos de elementos diferentes. A água (contém átomos de oxigênio e de hidrogênio) e o cloreto de sódio (contém átomos de cloro e de sódio) são substâncias compostas. Os materiais compostos são obtidos misturando substâncias simples ou compostas.
O que são substâncias compostas?
As substâncias são aqueles materiais com composição química constante e que possuem suas propriedades físicas bem definidas, tais como os pontos de fusão e ebulição e a densidade, não variando numa determinada temperatura e pressão.
A água destilada usada em laboratórios, por exemplo, é uma substância pura formada apenas por moléculas de H2O (essa é a sua composição química constante) e, sob pressão de 1 atm (ao nível do mar), ela sempre terá ponto de fusão igual a 0ºC, ponto de ebulição igual a 100 ºC e densidade de 1,0 g/mL a 4ºC. Veja mais dois exemplos abaixo:
Substâncias compostas: são aquelas cujas moléculas, ou aglomerados iônicos, são formados por dois ou mais elementos químicos ou íons.
A água, o álcool e o cloreto de sódio, mencionados anteriormente, são todos classificados como substâncias compostas ou compostos químicos, pois eles são formados por diferentes elementos (hidrogênio, oxigênio, carbono, sódio e cloro).
Outros exemplos: dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), metano (CH4) e amônia (NH3).
As substâncias compostas podem ser decompostas em substâncias simples. Por exemplo, ao passarmos uma corrente elétrica sobre o cloreto de sódio fundido, ocorrerá uma reação de oxirredução que dará origem a duas substâncias simples, o sódio metálico (Na(s)) e o gás cloro (Cl2(g)). Esse processo é conhecido como Eletrólise Ígnea do Cloreto de Sódio.
Conhecemos nos dias atuais milhares de substâncias diferentes, elas são compostas por elementos químicos. A enorme variedade de substâncias é devida à existência de mais de 100 elementos químicos. Mas de onde surgiu essa quantidade de substâncias?
Essa explicação está no fato de que elas são formadas por mais de um tipo de átomo e podemos chamá-las de substâncias compostas ou simplesmente composto. Um número relativamente pequeno de elementos pode originar inúmeros compostos diferentes.
As substâncias açúcar e álcool são formadas pela união de diferentes átomos: hidrogênio, oxigênio e carbono.
Exemplos: a água (H2O), o ácido clorídrico (HCl), o metano (CH4), a amônia (NH3), o cloreto de sódio (NaCl), entre outras.
Salmoura é um exemplo de material composto resultante da mistura de duas substâncias compostas, água e cloreto de sódio. O aço é um material que mistura várias substâncias simples como ferro, carbono e outros metais, sendo assim também se torna um composto.
Dizemos que uma substância é simples quando é formada por apenas um elemento, e os átomos podem estar unidos por moléculas ou isolados. Exemplo: a molécula de Ozônio (O3) é formada por três átomos do elemento Oxigênio.
As substâncias compostas podem ser transformadas em substâncias mais simples. Isso ocorre quando são submetidas à ação do calor, da eletricidade e de outros agentes, como por exemplo, certas enzimas (substâncias orgânicas encontradas em todos os seres vivos que têm como função acelerar as reações químicas).
Essas substâncias podem originar sistemas homogêneos e heterogêneos:
Sistema homogêneo
Apresenta apenas uma fase, que pode ser visualmente identificada. Exemplo: copo de água líquida.
Sistema heterogêneo
Pode apresentar mais de uma fase, como um copo de água com gelo (lembrando que tudo que está no copo ainda é água, apenas em estados físicos diferentes).
Outros exemplos de substâncias compostas:
NaCl: cloreto de sódio, formado por um átomo de sódio e um átomo de cloro.
Ca2SO4: sulfato de cálcio, formado por dois átomos de cálcio, um átomo de enxofre e quatro átomos de oxigênio.
H3PO4: ácido fosfórico, formado por três átomos de hidrogênio, um átomo de fósforo e quatro átomos de oxigênio.
NaHCO3: bicarbonato de sódio, formado por um átomo de sódio, um átomo de hidrogênio, um átomo de carbono e três átomos de oxigênio.
Outras considerações
Contudo, vale ressaltar que a água mineral que bebemos e o sal de cozinha que comemos não são substâncias puras, mas sim misturas, pois conforme se pode ver nos rótulos das embalagens desses produtos, eles possuem outras substâncias dissolvidas ou misturadas nelas. A água contém vários íons e o sal contém, por exemplo, iodo, pois é uma exigência do Ministério da Saúde para evitar doenças na população, como o bócio.
Conclusão
Em suma, Substâncias Compostas (ou Compostos Químicos), são formadas por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes. Esses podem ser decompostos em outras substâncias simples ou compostas. Ou Substâncias compostas são aquelas formadas por mais de um tipo de elemento químico.
Referências Bibliográficas
www.brasilescola.com › Química › Química Geral
www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia10.php
https://pt.wikipedia.org/wiki/Substância
www.mundoeducacao.com/quimica/substancias-simples-compostas.htm
fwrsabsjfsafsabjkfsa www.brasilescola.com › Química › Química Geral
por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes. Esses podem ser decom