O conceito de verdade tem uma relação íntima com a essência do conhecimento verdadeiro. Assim, considera-se que há verdade quando há concordância entre a imagem e o objecto, ou seja, dizer o que uma coisa é realmente.

Tipos de verdade

Verdade ontológica – exprime o ser em si mesmo, as coisas enquanto tais; ela existe nas coisas;

Verdade lógica – é a conformidade da inteligência com a realidade.

Estados do espírito perante a verdade

A inteligência pode adoptar diversas atitudes perante a verdade o que corresponde a um estado de espírito:

Estado de ignorância – ausência de conhecimento em relação ao objecto. A ignorância pode ser culpável e nesciente (não culpável), vencível e invencível;

Estado de dúvida – é uma atitude intermediária, de equilíbrio entre a afirmação e a negação, ou seja, o espírito hesita e não adere a nenhuma das partes. A dúvida pode ser espontânea (que consiste em não adesão da inteligência sem prévio exame dos motivos para esta ou aquela posição); Reflexiva (que é a não adesão das partes depois de analisados os motivos – quando tanto os prós como os contras, não convencem); Universal ou céptica (consiste em não aderir definitivamente a nenhuma das partes); Metódica (é a dúvida provisória, para avaliar melhor os prós e os contras).

Estado de opinião – opinar alguma coisa é afirmá-lo com certo temor de se poder enganar. É um estado intermédio entre a dúvida e a certeza.

Estado de certeza – é a firme adesão da inteligência sem qualquer temor de errar. Contudo, não se pode confundir certeza com a verdade. Embora a certeza e a verdade possam e devam coincidir e, geralmente coincidem, o estado de certeza pode, por vezes, ser uma adesão involuntária ao erro. Exemplo: a aposta entre duas pessoas. Ambas têm a certeza do que afirmam, mas ambas podem estar no erro ou, na melhor das hipóteses, só uma delas estará na verdade.

Considerando a certeza como a manifestação completa da verdade, como deve ser e é geralmente, podemos distinguir várias espécies de certeza:

a) Quanto ao fundamento, a certeza pode ser: Metafísica (quando se baseia na essência das coisas. Ex. o círculo não é quadrado); Física (quando toma por fundamento as leis naturais. Ex. o calor dilata os corpos); Moral (quando toma por base uma lei psicológica ou moral. Ex. as mães amam os filhos).

b) Quanto à origem dos motivos, a certeza pode ser: Espontânea (quando a adesão tem lugar por ausência de motivos de dúvida. Ex. tenho uma caneta nas mãos). Científica (se a adesão obedece a motivos que impossibilitam a dúvida. Ex. O todo é maior que a parte).

O Erro é o que não corresponde à verdade. Quando a adesão ao erro é voluntária ou comporta má fé, estamos perante os casos típicos de mentira.