As doenças comuns: Newcastle, Cólera, Coriza, coccidiose ou diarréia vermelha, doença crônica respiratória, Pulorose.

Doença de Newcastle: Quando a doença ataca o plantel ocorrem altos índices de mortalidade entre as aves.

Galinhas vitima de Newcastle

A vacina contra a “Newcastle” começou a ser produzida em Moçambique em 2016 em doses que facilitam o seu manuseio no meio rural onde as condições de frio são precárias. Para o efeito, as autoridades veterinárias em Moçambique estão a massificar o uso da vacina em pó que pode durar até um ano nas condições de frio e até dois meses num local fresco.

A “Newcastle” é considerada como sendo uma virose nefasta e que quando eclode um surto desta doença o nível de mortalidade atinge entre 70 e 80 por cento das aves, acabando por ter um impacto negativo na produção. A melhor estratégia é a aposta na prevenção da doença, por a sua acção ser irreversível quando ataca as aves nas comunidades. É admissível que a referida doença tem uma incidência muito forte no país, mas normalmente as comunidades só se assustam quando vêem as aves caírem, numa altura em que ela já é irreversível.

Sintomas: Espirra dificuldade em respirar, alterações nervosas e motoras e diarreia esverdeada.

Prevenção: Vacinar as aves de acordo com a tabela. Se a doença estiver presente ministrar grão de trigo, milho e arroz na alimentação incluindo a vitamina A juntamente com B.

Doença de Cólera: Estão presente em todos os galinheiros causando mortes nas aves.

Sintomas: tristeza, baixo apetite, penas arrepiadas, crista com tom azulado, diarreia e a ave bebe água em excesso.

Prevenção: Dando a vacina com o seu 4 mês de idade após isso anualmente. Para não surgir à doença deixe sempre limpo seu galinheiro e água sempre limpa, se a doença já estiver presente ministrar sulfoquinoxalina.

Doença de Coriza: Doença respiratória que ataca todas as aves independente de sua idade.

Sintomas: Secreção nos olhos, espirros, respiração difícil é infecção no conduto nasal.

Prevenção: O local deve ser bem higienizado e com a alimentação bem equilibrada. As aves atacadas devem ser separadas e ministrar 1 kg de permanganato de potássio em 10L de água, logo após isso desinfete o local.

Doença crônica respiratória: Atacam todas as aves de idade diferente causado por stress nisso a ave não desenvolve.

Sintomas: Provoca sintomas respiratórios graves e morbidez (morte). As aves tossem espiram, dificuldade em respirar, ronquidão e perdem o apetite e o peso.

Prevenção: O tratamento é feito com antibiótico e vitamina A ministrada na alimentação das aves dando- lhe verdura fresca. Desinfete o local e troque a cama evite poeira e não superlote a área aumentando também o numero de bebedouro e comedouro.

Doença de pulorose: É uma infecção das articulações podendo ser transmitida de reprodutora para pintinhos. Essa doença não é comum, mas para prevenir faz-se o exame em laboratório das reprodutoras, as aves que ser portadoras devem ser descartadas.

Sintomas: Diarreia branca, pintos com frio e asas caídas (com aparência de molhado), cabeça pesada, sonolência, falta de apetite e falta de ar.