A agricultura é a base de rendimento e de subsistência da maior parte dos agregados familiares da população moçambicana, principalmente nas zonas rurais.

A produção agrícola tem sido a fonte de bens para satisfação das necessidades alimentares e não alimentares dos mesmos.

Portanto podemos perceber que no meio rural, a prática agrícola sempre foi a actividade económica mais importante para a Constituição e a manutenção das sociedades. Para a diversificação dos bens de rendimentos, essas populações tem usado as trocas de produtos agrícolas por diversos produtos alimentares assim como não alimentares.

Conceitos básicos

Comercialização –  é a acção e o efeito de colocar a venda um produto ou dar lhe condições e os meios de distribuição necessária para a sua venda.

Produção agrícola –  no campo da economia, refere-se a todos os produtos  e benefícios que a actividade agrícola pode gerar.

É a troca de produtos agrícolas em dinheiro ou outros bens / produtos importantes para os intervenientes neste processo. Consiste na venda dos excedentes da produção  agrícola onde os rendimentos obtidos são usados na compra de insumos agrícolas , alimentos não produzidos no seio familiar e produtos industriais.