Agricultura itinerante sobre queimada aproxima se, pelas suas característica. Da agricultura praticadas pelos primeiros agricultores neolíticos, praticado ainda na floresta equatorial e savana húmida da África central, América do sul, Indochina e Indonésia.

Agricultura tropical desconhece os adubos químicos, criação de gado, que poder fornecer algum estrume, não possível neste ambiente quente e húmido devido ao levado risco de doenças, e assim, agricultura itinerante fica sujeita a fragilidade dos solo que, no período Húmido são lexiviados, isto e, as aguas das chuvas lavam e arrastam em profundidade os elementos minerais solúveis (Azoto, fósforo, cálcio, potássio), e insolúveis (principalmente ferro e alumínio), e na época seca, as aguas que ascendem devido as levadas temperaturas, por osmose e capilaridade, arrastam para superfície os elementos insolúveis, estéreis, que se vão acumulado anualmente, dado origem as Couraças Lateriticas avermelhadas pelas oxidação do ferro, fenómeno conhecido por Laterizacao e que caracteriza tudo régios tropical.

Este fenómeno leva a formação do solo esqueléticos, sem qualquer possibilidade de fixação de plantas, que pode provocar das próximas épocas de chuvas a sua total destruição pela erosão.

Esta progressiva degradação dos solos leva a que os mesmos se tornem impróprios para a prática agrícola ao fim de dois a três anos, pelo que há lugar a rotação dos campos e, por vezes, ate a mudança da própria aldeia dai designação itinerante ou nómada.

O deslocamento para novos campos

O deslocamento para novos campos exige tarefas variadas, tais como:

Derrubada, derrube das árvores no fim do período das chuvas, para que árvores cortadas sequem durante a época seca.

Abertura de Aceiros: consiste na abertura de cinturas, para que o incêndio não se propague a floresta.

Queimada no fim da época seca, antes das chuvas, com as gramíneas todas secas, deitam se fogo a zona desbravada. Ė uma operação espectacular, que deixa o campo mais parecido com um campo de batalha do que com um termo agrícola. Esta operação fornece cinzas nutrientes ao solo. No entanto, a queimada traz malefícios, solo e um corpo vivo por microorganoismos- De compositores estes sereis ao ser destruídos pelos incêndios vão acelerar a esterilidade dos solos e assim se aumentam latinização e se abre o caminho a erosão intensa e consequentemente destruição da camada arável;

Sementeira ou Plantação no inicio das chuvas da se inicio as operações agrícolas propriamente ditas: sementeiras ou plantação, com pau ou com calcanhar fase um buraco no solo e enterra se a semente (milho, amendoim, tomate etc). Três a quatro meses depois colhe se o milho tomate.

Na agricultura itinerante sobre queimadas a uma fraca ocupação dos solos, so se produz o indisponível sobrevivência de cada agregado familiar, apesar de exigir grandes áreas.