A agricultura dos Estados Unidos é a mais moderna do mundo, apresenta produção e produtividade elevadas, e é grande exportadora de alimentos. A maior utilização de máquinas e equipamentos para as mais diversas actividades permitiu aumento da produtividade.

No avanço da agricultura para o oeste, a paisagem agrária dos Estados Unidos foi sendo organizado em faixas, segundo o tipo de produto cultivado. Essas faixas recebem o nome de belts (monocultura).

As paisagens agrárias das seguintes regiões o Grande Vale Central da Califórnia, Dois importantes rios o Sacramento e o São Joaquim, fornecem água para irrigação das terras nessa região, onde são cultivados frutas, cereais e algodão. Praticamente todo o espaço territorial dos Estados Unidos é aproveitado pela agricultura. Até mesmo nas regiões de clima seco (desértico) ou de baixo índice pluviómetro ela é praticada utilizando-se um sistema de irrigação bastante eficiente.

Paisagem Agrária na América do Norte

Em 1785 o governo Norte-americano instituiu o sistema do Township que consistia em dividir território em quadriculas de 1 milha de lado que por sua vez, eram divididas em 4 lotes, cada lote era cedido gratuitamente a um colono que dele tomaria posse definitiva ao fim de 5 anos desde que cumprisse com o compromisso de as construir a sua casa e cultivar a terra, formava uma unidade administrativa que era township na pratica raramente acontecia pois alguns colonos não antigiam o numero de lotes que se destinavam aos serviços públicos.

A medida que avançava a mecanização agrícola aumentava as dimensões dos lotes com o fim de se tornar mais rentáveis, passando a ser 3 ou 4 vezes maior, este facto e a deslocação para Oeste estão na base do aparecimento dos grandes ranchos ou latifúndios. Como consequência surge um habitat disperso composto de casas de madeira, silos, casas para máquinas, jardins e estábulos. Os caminhos de acesso, rectilíneos, limitavam se as secções do que resultam uma paisagem em forma de xadrez.

Características da Paisagem Agrária na América do Norte

Sendo a agricultura norte americana uma das mais desenvolvidas, só é possível devido as seguintes características da paisagem agrária:

  1. Grande concertação da propriedade,
  2. Elevada mecanização,
  3. Elevado apoio estatal,
  4. Especialização em regime de monocultura.

Graças a técnicas do dry farming que consiste em lavrar as terras no fim das chuvas com a finalidade de atenuar a evaporação das águas na época seca, devido a remoção das terras e cortes dos interstícios, segundo a sementeira de cereal (trigo ou milho) ou do algodão é possível a cultura ao longo do verão seco, o que torna a América do norte um dos maiores produtores.