A agricultura é um termo que remete para a arte de cultivar os campos, representando também o trabalho e técnica usadas para a obtenção dos produtos agrícolas.
O uso insustentável dos recursos naturais ao longo da costa associado a procura de novas áreas para a prática da agricultura representa uma ameaça para a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade.
Impacto de agricultura
Os impactos ambientais das actividades agrícolas são em geraisténues, Aceleração dos processos erosivos, bastante dependentes de factores pouco controláveis (chuvas, temperaturas, ventos etc.), atingem grandes áreas de forma pouco precisa, frequentementecrónica, pouco evidente, intermitente e de difícil quantificação (perda de solos, produção de gases, erosão genética, contaminação de águas subterrâneas com fertilizantes ou pesticidas etc.).
Em muitos casos os piores impactos ambientais da agricultura são invisíveis aos olhos da população, dos consumidores e dos próprios agricultores, ao contrário do que ocorre com uma fábrica ou uma mineradora (Idem).
Outros impactos das actividades no sector agrícola.
- Queimadas descontroladas;
- Pastoreio nas dunas;
- Circulação de viaturas motorizadas nas praias e dunas;
- Extracção de areais nas dunas e praias;
- Lavagem de tanques de navios.