Da palavra currículo temos analogamente a expressão currículo vitae que engloba todos os dados pessoais, curso, experiências e actividades que possam dar uma ideia do que a pessoa conseguiu realizar durante a sua vida. Os dados são apresentados como um todo integrado, variável para cada pessoa, mas que revela continuidade, sequência e objectivos atingidos ou a atingir.

Aplicado à educação, o termo currículo apresenta uma variação no decorrer do tempo e depende da concepção de educação e de escola e das necessidades de determinada sociedade num dado momento histórico.

Currícula e suas funções

Proença (1992:65), afirma que existem dois tipos de currículo onde podemos encontrar:

  • A currícula oficial – aquele que esta determinado na lei e;
  • Currícula real – que refere ao que se faz na prática.

Em suma: Currículo significa matérias ensinadas na escola ou a programação de estudos, também a palavra currículo tem um sentido mais amplo para referir-se á vida e a todo o programa da escola, inclusive as actividades extracurriculares pois são muito importantes para a formação da personalidade da criança e enriquecem o plano escolar.

Na perspectiva de Proença (1992:65), a currícula tem as seguintes funções:

  • Especifica o que se deve ensinar;
  • Especifica a quem deve se ensinar;
  • Especifica como deve ser ensinado e;
  • Especifica os intervenientes existentes entre os elementos que os constituem.

Dimensões da currícula

Na óptica de Piletti (2004), o currículo pode ser determinado a partir de três dimensões fundamentais:

Dimensão filosóficas – refere se ao tipo de educação apropriado a uma cultura, opções de valor baseadas na concepção que se faz do homem, da sociedade. Nessas concepções baseia-se às escolas feitas quanto aos fins da educação, propósitos e conteúdos da escola.

Dimensão sócio-antropológica– devido às transformações sociais que se processam de forma acelerada, é necessário que a escola tenha uma visão lúcida da realidade social com a qual está lidando para que possa desenvolver um trabalho educativo, dinâmico e actual, daí á necessidade de um levantamento de dados sobre as características da cultura na qual a escola está inserida. A escola precisa saber quais são os padrões de comportamento que influenciam os alunos, as forças económicas actuantes, as formas de estrutura familiar existentes, as tensões sociais e as formas de comunicação.

Dimensão psicológica – para que um currículo escolar seja bem sucedido é necessário dar atenção ao desenvolvimento psicológico do aluno. Sabemos que nem todas as crianças raciocinam com a mesma rapidez nem possuem o mesmo rítmo de desenvolvimento psicomotor. É necessário, também, que se tenha uma boa definição de aprendizagem

Elaboração da currícula

O currículo é a soma das experiências vividas pelos alunos de uma escola, é fácil concluir que o planeamento do currículo é o planeamento dessas experiências. Cada escola deve elaborar o seu planeamento do currículo com a participação de todos aqueles que directa ou indirectamente estão ligados á dinâmica do processo educativo: director, supervisor pedagógico, orientador educacional e professores e juntos definirão os objectivos finais, o conteúdo básico e delinearão os métodos e as estratégias de avaliação pesquisando ainda os recursos que poderão utilizar que abrangem os seguintes aspectos:

  • Subsídios para a elaboração do currículo;
  • Relação das matérias que podem construir a parte diversificada numa tentativa de atender peculiaridades locais
  • Normas de avaliação
  • Recuperação de alunos.

Pelo esquema podemos aferir que o planeamento do currículo tem que ter em conta as indicações provenientes do contesto que irão contribuir para a definição das metas educacionais. A definição das disciplinas a incluir no currículo depende, por seu turno, não só do contesto sócio económico e cultural, mas também da população escolar a que se destina. Ao planificar um currículo deve se ter em conta que ele se destina a um sistema educativo determinado.