Para os cognitivistas o papel do ensino è aumentar o numero de conhecimento dos alunos. A aprendizagem è vista como um processo activo do aprendiz. Normalmente a aprendizagem è por insight(processo que ocorrem quando se se da a compreensão rápida e inesperada dos dados de um problema e da forma de organizar para resolver).
Os defensores da concepção interacionistas de desenvovimento acreditam que diante a relação do individuo com o meio, este è capaz de recolher, seleccionar, processar e armazenar informacoesatraves de seus próprios processos mentais. Aprender è assim, compreender e resulta da capacidade humana de adquirir, transformar e avaliar informações que obtemos da nossa experiência com o mundo
Bruner e aprendizagem por descoberta
Bruner, um dos psicólogos de desenvolvimento enfatiza a aprendizagem por descoberta e afirma que “qualquer disciplina pode ser ensinada efectivamente com alguma honestidade intelectual a qualquer criança em qualquer estagio de desenvolvimento”.
A descoberta não significa necessariamente descobrir o conhecimento que è desconhecido por toda gente, mas a descoberta do conhecimento pelo próprio sujeito aprendente.
Em vez de revelar aos alunos, os grandes conceitos e princípios que eles esperam aprender nas aulas, o educador deve dar lhes a oportunidade de descobrir por eles mesmos.
O papel do educador è o de facilitar o processo. Na aprendizagem por descoberta o aluno è principal sujeito e exige se a sua participação activa e, assim ela è benéfica porque facilita aos alunos a rentenção de informações por muito tempoe capacidade de transferi-los.
Para bruner (apud MWAMWENDA,2004)a aprendizagem cognitiva compreende os seguintes princípios:
- Motivação – a predisposição para aprender que se reflete na curiosidade e no desejo de explorar e descobrir;
- Estrutura – são as capacidade de compreensão da criança, aquilo que ela ja sabe;
- Sequencia – è a organização do conteúdo de forma sequencial, que influi na distribuição das disciplinas e no calendário da escola;
- Reforço – o encorajamento ao aluno através de notas altas, sorrisos e elogio.
Bruner propõe assim que o educador è o que da a oportunidade do educando construir seus proprios conceitos (principio de construtivismo). O educando deve pensar, aprender e resolver problemas de forma independente. O educador da o feedback (retorno aos educandos sobre o seu desempenho).
Ausubel e a aprendizagem significativa
Na perspectiva cognitivista David Ausubel, defende a aprendizagem por recepção ou significativa.
Ausubel acredita que a aprendizagem è o fruto do que o educando aprende na relação com o que já sabe. A aprendizagem por recepção significativa que o educador deve disponibilizar toda ainformação, para que ela seja significativa, por se assentar no que os alunos já sabe.
Toda ainformação è significativa quandoela se relaciona com uma experiencia dopassado, presente ou futuro da criança.
Ausubel defende três tipos de aprendizagem significativa
1 – Aprendizagem significativa por subordinação
Acontece quando o que será ensinado è mais específico, mais particular ou menos abrangente do que aquilo que o aluno conhece. Por exemplo: o conceito da cobra (especifico) subordina se a classe mais abrangente (repteis).
O novo conceito pode servir de exemplo direto de um conceito mais amplo, ja conhecido pelo aluno-dai seria subordinações directivas. Ou a nova ideia, alèm de se subordinar a umconceito mais global ou abrangente, amplia o ou- subordinação correlativa.
2 – Aprendizagem por supra-ordenação
Acontece quando as novas ideias, conceitos ou preposições que serão ensinados tem um grau maior de generalidade, são mais abrangente de ponto de vista conceituação, do que os conhecimentos prévios dos alunos. O aluno desenvolve um raciocínio indutivo supra-ordenar, esses conceitos, a partir de exemplo particulares, o aluno alcança a classe geral dos conceitos. A partir do exemplo que rasteja, o aluno pode chegar a classe dos répteis.
3 – Aprendizagem por combinação
Acontece nas situaçõe de aprendizagem em que o que està a ser aprendido não è mais especifico nem è mais abrangente do que aquilo que o aluno sabe sobre o assunto. Por isso, acontece as duas aprendizagens anteriores.
Condições para aprendizagem significativa
Ausubel (apud MWAMWENDA, 2004) propõe as seguintes condições para a ocorrência de uma aprendizagem significa:
- a) Avaliação da aptidão: a investigação sobre avida do educando- idade, capacidades isso pode acontecer a partir da avaliação e de testes.
- b) Seleção da avaliação: o educador deve concentrar se no que è central sobre o tema, começar a partir da experiencia do educando e ir alem do que o manual, utilizando outras fontes como jornais, revistas, relatos pessoais e outras.
- c) Identificação de princípios organizadores: determina os conceitos fundamentais da aula;
- d) Apresentação de uma perspectiva geral: que seria os conceitos principais ou gerais a serem enfatizados ao longo da aula;
- e) Utilização dos organizadores avançados: articulação dos conhecimentos novos com os antigos;
- f) Destaque dos princípios de conceitos: exercitar a capacidade de questionar, discutir, explicar e rever para que a aprendizagem não seja mecânica;
- g) Foco nas relações: o foco da aula è o que está a matéria que está a ser ensinada, a relação desse conhecimento com outras matérias e coma vida real.
Actualmente, a aprendizagem significativa è preferida porque possibilita melhor relação entre o contexto escolar e a vida real, ajuda a melhorar o desempenho dos educandos.
Teorias gestaltistas
Gestalt è uma palavra de origem Alemã que significa organização ou configuração. Os psicólogos da Gestalt estão mais interessados pela percepção e pelo comportamento como um todo.
Eles argumentam “que um determinado objecto è compreendido através da sua visão global e não pela análise detalhada de cada aspecto particular”.
Os teóricos da Gestalt também primam por uma aprendizagem cognitiva, mas eles apresentam nova visão que os fazem ser tratados de forma separada. (MWAMWENDA; 2004)
Max wertheimer
É conhecido como sendo fundador da psicologia Gestalt, usou tanto Kohler com Koffka como sujeito em algumas suas experiencias ou teorias quando realizou as suas viagens começou por racionalizar que se duas vezes acendia e apagava a um determinado ritmo, um observador via essas luzes se movesse em ambas as direções para frente e para trás. Depois da viajem levou a cabo uma serie de experiencias. Ele racionalizou que se o óleo é exposto a um número de estímulos de uma certa forma, os estimulo dão a secção do movimento, deu a esta acção o termo técnico do fenómeno
Gestalt Leis da aprendizagem
MWAMWENDA (2004) apresenta as seguintes leis:
- a) Lei da proximidade: são parte que estão próximas no tempo ou no espaço tendendo a ser percebidos em conjunto.
- b) Lei da semelhança: são partes semelhantes vistas em conjunto ou em formar um grupo.
- c) Lei do fechamento: as pessoas têm a tendência preceptiva para completar figuras incompletas.
- d) Lei de continuidade: são figuras ou desenhos a serem completados da mesma maneira como são apresentados.
- e) Lei do pragmatismo: todos os eventos psicológicos têm potencial para ser significantes, assim com simples e complexos.
Teoria de campo de kurt Lewin
kurt Lewin, baseou se nos princípios da física aplicados à psicologia e elaborou a teoria do campo. Na sua analise o “campo” é um sistema dinâmico e inter-relacionado onde qualquer uma das partes vai influenciar as restantes.
Isto significa que o que acontece com uma pessoa pode afeta-lo em mais de uma forma, assim o comportamento é resultado da situação tal como ela é percebida pelo individuo e pela forma como o individuo a relaciona com os propósitos e as necessidades.
Kurt, denomina de “campo cognitivo” a forma como o individuo percebe o ambiente em que se situa. “Espaço de vida” é a percepção e a experiencia do mundo em conjunto com os objectivos e as barreiras desses mesmos objectivos.
O espaço da vida seria a pessoa e o seu ambiente de acordo com o comportamento da pessoa é determinada por esse espaço.
Implicações educacionais da teoria de campo
A compreensão do comportamento dos educandos depende da descoberta pelo educador do seu espaço de vida. Muitos problemas de relacionamento entre educadores e educandos podem advir da qualidade das relações que estes últimos têm na sua família.
Os educadores devem propiciar aos educandos ambientes que podem gerar mudanças e mais. As dificuldades da aprendizagem podem ser supridas pela suficiência de material de leitura, professores qualificados, tempo adequado de aprendizagem e pela suficiência de exercícios.
Bibliografia
MWAMWENDA,Tuntufye. S psicologia educacional: uma perspectiva africana. Textos Editores, 2004;Universidade Católica de Moçambique, Psicologia de Desenvolvimento, Beira, Moçambique, s/d.