O desenvolvimento de capacidades no ensino de historia,através da aprendizagem da historia, o aluno pode adquirir o domínio de métodos de analise de situações sócias, o desenvolvimento do rigor de pensamento e do sentido critico. O confronto de diferentes civilizações, culturas e mentalidades permite desenvolver nos alunos perspectivas relativizantes e abrir caminho a atitudes de tolerância face a formas de pensar e de agir diferentes da sua, isto é a aprendizagem da Historia pode ajuda-lo a compreender melhor a sua época a se próprio e aos outros.A História tem uma função de resgate, enquanto elemento de formação da cidadania e a escola têm papel fundamental no exercício e formação do cidadão.

O papel da Historia na formação das crianças e jovens, pode desenrolar-se na medida que o aluno avança para um conhecimento mais detalhado do real, descobrindo contraste, confrontando situações, compreendendo experiencias, dificuldades, esforços, vividos por pessoas e outras épocas vai enriquecendo o campo da sua experiencia, desenvolvendo a sua capacidade de apreciação e valorização. Simultaneamente, desenvolvem-se capacidadese técnicas de procura de informacao, hábitos de leitura e estudo, gosto pela descoberta e pelo saber; os indivíduos e acontecimentos estudados constituem-se, para o adolescente, em categorias, positivas ou negativas, que vão contribuindo para sua formacao.

A Historia torna se mais formativa numa dimensão mais englobante, permite o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e critica, a aquisicao de hábitos de rigor e analise a interiorizacao de valores pessoais, o enquecimento da compreensão dos fenómenos sociais e, consequentemente, o domínio de competências necessárias a tomada de decisões, a resolucoes de problemas  e a pratica mais consciente da cidadania.

 

Bibliografia

ARRUDA, Gilmar. História e Ensino. Londrina, 1995, pp. 61-68,
FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e Prática de Ensino de História. 5ª ed. São Paulo: Papirus, 2006.PROENÇA, Maria Candida. Ensinar/ aprender Historia, Lisboa, livros Horizonte, 1989.