A diferença entre um texto formal e um informal é a linguagem utilizada: formal ou informal, que representam duas variantes linguísticas
Existem vários tipos de textos e cada um deles deve estar de acordo com o que o autor deseja expressar. Uma diferença bastante nítida está relacionada ao tipo de linguagem utilizada, que pode ser formal ou informal.
Entre amigos e familiares, é comum o uso da linguagem informal (registro informal), isto é, mais descontraída, com o emprego de gírias. A linguagem informal é usada quando há familiaridade entre os interlocutores e as suas características incluem: as variações regionais, o emprego de expressões populares e coloquialismos, palavras abreviadas, relativa despreocupação com o uso das normas gramaticais e utilização de gírias, gestos e onomatopeias. O texto informal é, portanto, bastante comum em conversas cotidianas e mensagens de celular.
Por outro lado, a linguagem formal (registro formal) é aquela usada em situações que requerem seriedade ou quando não há familiaridade entre os interlocutores. É o tipo de linguagem requerida em concursos públicos, discursos públicos ou políticos, reuniões de trabalho, entrevistas de emprego, documentos oficiais, entre outras situações de uso. Na oralidade, a linguagem formal é utilizada quando temos que nos dirigir a alguém mais velho ou de um cargo superior. As características da linguagem formal incluem o emprego da norma culta da língua portuguesa e a utilização de um vocabulário rico e diversificado, além da pronúncia clara e correta das palavras.