Informática: “ciência do tratamento automático das informações”.

A crescente evolução na área de Informática possibilitou um avanço das atividades relacionadas a esta área na quase totalidade das atividades humanas, iniciando pelas Engenharias e atingindo os mais diversos setores

Por isso, é primordial que os profissionais desenvolvam um conhecimento da tecnologia de informática que seja útil na solução dos problemas relacionados com o seu eixo profissional Computador: máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande rapidez e precisão.

É um instrumento para agilizar o tratamento da informação, e não como seu objetivo final

Qual foi o primeiro computador do Mundo? Em que ano surgiu? Quem foi o seu criador?

Este trabalho está estruturado em introdução, referencial teórico, objectivos, metodologia, desenvolvimento do tema, a conclusão e a bibliografia.

Conceitos básicos

A tecnologia da informação e telecomunicações é composta de diversas áreas de especialização, incluindo um conjunto convergente de tecnologias (microeletrônica, computação, telecomunicações/radiodifusão e optoeletrônica e, inclusive, engenharia genética). O profissional de Recursos Humanos possui características e competências bem definidas, tais como as aptidões específicas relativas à área de informática e o perfil da personalidade: características mais profundas do temperamento e do caráter de um indivíduo. Oliveira (1995) define a área de Tecnologia de Informação e Comucação como o conjunto de atividades ligadas ao uso dos mais diversos meios de comunicação, envolvendo aplicação de conhecimentos, pesquisas, desenvolvimento e formação em análise de sistemas. Aptidões relativas à área de Tecnologia de Informação e Comucação Traços da Personalidade Percepção espacial Memória Atenção Atenção concentrada Capacidade de análise Criatividade Memória Meticulosidade Método Organização Responsabilidade.

Segundo Fetzner (2008), além das exigências de conhecimento técnico próprio ao campo, os profissionais de Tecnologia de Informação e Comucação se vêem diante da necessidade de lidar com as complexidades reveladas nos processos de introdução de tecnologia, nem sempre possuindo referenciais ou habilidades suficientes para apoiar a prática. Ao compararmos com as definições de Oliveira (1995), é fácil notar que o perfil não determina se o profissional possui habilidades sociais ou como este profissional se sairá em uma situação de conflito ou de estresse no desempenho se suas funções profissionais.

Para Dias (2008), a disseminação da microinformática, inclusive para uso doméstico, alterou profundamente o mercado de trabalho. Como a tecnologia se tornou acessível para um conjunto maior de empresas, a busca por mão-de-obra aumentou. Por se tratar de uma profissão não regulamentada, com a massificação da área, houve uma multiplicação de cursos de formação e, conseqüentemente, o barateamento dos mesmos. No entanto, regulamentar as profissões de informática não resolveria por si só os problemas, na verdade seriam criados outros efeitos colaterais.

Outro ponto importante apresentado por Dias (2008) é o fascínio do profissional de Recursos Humanos – especialmente no início da carreira – pela possibilidade de solucionar problemas e atender as necessidades de alguém através da programação de computadores. De acordo com o autor, o que desafia e motiva esse profissional é atender a uma nova necessidade do mundo real – ou resolver um novo problema – mostrando para os outros e para si mesmo o seu domínio da tecnologia, sua criatividade e perseverança. Mas, para isso, é necessário que esses problemas sejam relevantes para eles mesmos. Segundo Farias (2005), o profissional de Recursos Humanos percebe que, em seu mercado de trabalho, o preço da obsolescência profissional é alto, e que a necessidade de atualização é função das características do mercado de trabalho de Recursos Humanos como um todo. Empregadores esperam que os profissionais de Recursos Humanos sejam bem versados em alta tecnologia, negócios e, agora, possua habilidades de relacionamento social.

Historial e evolução

Historial

A tecnologia de computadores fez um progresso incrível nos aproximadamente 55 anos desde que foi criado o primeiro computador;

Preços caíram, a velocidade de processamento aumentou e armazenar grandes massas de dados a baixo custo já é realidade;

Durante a década de 70, o desempenho dos computadores melhorou cerca de 25% a 30% ao ano.

Com a utilização de circuitos integrados nos microcomputadores levou a uma maior otimização (35%) ao ano de desempenho);

Houve uma queda no desenvolvimento de sistemas utilizando linguagem Assembly (linguagem de máquina) e aumento da utilização de sistemas básicos padronizados (Unix, Linux) e automaticamente novas arquiteturas foram se consagrando comercialmente;

Ao longo do tempo, portanto, a tecnologia e os estilos usados na construção de computadores apresentam pontos comuns e permitem uma classificação dos computadores em gerações.

Precursores

Pré-história: a primeira ferramenta utilizada pelo homem para realizar contagem foram os dedos da mão, dando início ao sistema decimal.

Ábaco

  • Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO
  • Primeiro instrumento a mecanizar a tarefa da contagem

Bastões de Napier

  • Os bastões de Napier foram criados (1610 – 1614) como auxílio à multiplicação e divisão, pelo nobre escocês matemático John Napier

Logaritmo e Régua de cálculo

  • Napier descobriu os logaritmos e desenvolveu as tabelas de logaritmos e trigonométricas, simplificando os cálculos de multiplicação, divisão, raízes quadradas e ângulos.
  • Os logaritmos foram combinados com um dispositivo manual para acelerar os cálculos: as réguas de cálculo (1621), consideradas actuais calculadoras e primeiros dispositivos analógicos da computação.

Elementos puramente mecânicos e “dedicados”.

Dentre as principais máquinas dessa geração, citamos:

Calculadora de Pascal

  • O filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal criou uma máquina (a Pascaline) para ajudá-lo nos negócios do pai.
  • A pascaline foi a primeira máquina de calcular mecânica, com base em rodas e engrenagens para realizar somas e subtrações.

Calculadora de Leibnitz

  • O filósofo e matemático alemão, Von Leibnitz introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas.
  • Sua máquina era, pois, capaz de realizar as 4 operações básicas, mas era muito suscetível a erros.

Placa Perfuradora:

  • Joseph Marie Jacquard introduziu o conceito de armazenamento de informações em placas perfuradas, para controlar uma máquina de tecelagem.

Causou bastante desemprego na época Arithmometer:

  • A primeira calculadora realmente comercializada com sucesso. Ela fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e com a assistência do usuário efetuava as divisões.

Máquina Diferencial de Babbage:

  • O matemático Babbage construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano, que chamou de Máquina das diferenças;
  • Sua única operação era a adição, mas realizava um largo número de funções úteis pela técnica de diferenças finitas.

Máquina Analítica:

  • Com o auxílio de Ada Lovelace, a Babbage também criou a chamada Máquina Analítica, muito mais geral que a de Diferenças, constituída de unidade de controlo de memória, aritmética, de entrada e de saída. Sua operação era comandada por um conjunto de cartões perfurados;
  • Seu principal mérito foi definir e dar forma aos conceitos básicos de um computador: módulos de armazenamento (memória), unidade operadora (com 4 operações), entrada e saída de dados (cartões perfurados), sequência de instruções (programa).

Máquina de Hollerith:

  • Herman Hellerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos E.U.A, cria sua máquina de perfurar cartões e máquina de tabular e ordenar, que revoluciona o processamento de dados.
  • Aumentou a velocidade de processamento dos dados do censo (tempo: 10 anos -> 3 anos), baixou custos, aumentou qualidade e quantidade da informação.
  • A tecnologia de cartões perfurados teve vasta difusão. Ele criou uma empresa que deu origem a atual.

Um grande número de projetos foram implementados, baseados na utilização de relés e válvulas eletrônicas

Evolução

1ª Geração (1930 – 1958)

Em relação às máquinas mecânicas, apresentavam maior velocidade e capacidade de processamento contínuo, com poucos erros de cálculo e pequeno tempo de manutenção.

No entanto, quebravam após não muitas horas de uso, tinham o custo elevado, pouca confiabilidade e usavam quilômetros de fios.

Além disso, consumiam uma elevada quantidade de energia e precisam de um grande sistema de ar condicionado para dissipar o calor produzido pelas válvulas Velocidade de milésimos de segundo e memória de 2K.

MARK I:

Criado durante a II Guerra Mundial, era considerado uma calculadora eletromecânica muito grande e o primeiro projeto de computador.

ENIAC:

  • Criado inicialmente para o cálculo das tabelas balísticas para o exército americano.
  • Era uma máquina enorme, que pesava cerca de 30 toneladas e utilizava 18.000 válvulas.
  • É considerado o primeiro computador eletrônico.

John Von Neuman

  • Introduziu o conceito programa armazenado e uma arquitetura que influencia os computadores até hoje.
  • Fez com que programas fossem introduzidos através de cartões perfurados como se fazia com os dados.
  • Desenvolveu a lógica dos circuitos, os conceitos de programa e operações com números binários.
  • Deu origem a outros projetos, como EDVAC, IBM 650,

UNIVAC

Ainda na 1ª geração, surgiram os periféricos e o UNIVAC 1105 chegou ao Brasil (para o IBGE).

2ª geração (1955 – 1965)

  • Projetos foram implementados, baseados na utilização de
  • Computadores menores, mais baratos, consumiam menos energia, possuíam maior confiabilidade, eram mais rápidos (a velocidade passou para milionésimos de segundos) e eliminavam quase que por completo o problema do desprendimento de calor, característico da 2ª geração.
  • Houve grandes avanços no que se refere às unidades de memória principal, com a substituição do sistema de tubos de raios catódicos pelo de núcleos magnéticos (usados até hoje).
  • A memória teve m aumento em sua capacidade de armazenamento, chegando a 32K.

Principais compuatores: IBM 1401, IBM 7094, Honeywell 800 e IBM 7090.

3ª Geração (1930 – 1958)

A velocidade passou a ser medida em bilionésimo de segundos e a memória passou a ter uma capacidade de 128k.

IBM 360:

  • Introduziu o conceito de família de computadores compatíveis.
  • Multiprogramação: diversos programas poderiam estar residentes na memória da máquina.

4ª Geração (1980 – ?)

  • O número de transistores podendo ser integrados numa pastilha de silício atingiu a faixa dos milhares e, logo em seguida, dos milhões Microprocessadores CI- VLSI (Very Large Scale of Integration) surgiram os novos computadores, ainda menores, mais velozes (passando a atingir trilionésimos de segundos) e mais poderosos.
  • A memória alcançou, inicialmente 1M e não parou de aumentar. Surgiu o microcomputador e a era da informática pessoal.
  • Nasceu a empresa INTEL que começou a desenvolver o primeiro microprocessador, o Intel 4004 (equivalente ao ENIAC).
  • Nasceu também a Apple, com a criação da Apple I.

A IBM introduziu no mercado o PC, microcomputadores que se tornaram padrão: PC, PC-XT, PC-AT, PX-XT, PC 386, PC 486, etc.

Surgimento dos supercomputadores:

  • Usados em laboratórios e centros de pesquisa aeroespaciais, empresas de altíssima tecnologia, previsão do tempo e a produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade.
  • Cray-I, Cyber 205, Fujitsu Facon-APU.

5ª Geração

  • Fala-se em biochips.
  • Computadores capazes de entender a linguagem natural do homem, e a inteligência Artificial será a fonte de diversos avanços.

Software

Como pôde ser observado, o hardware foi o que sofreu as maiores transformações. Mas também vemos muitas evoluções no software:

  • 1957: Primeiro compilador Fortran.
  • 1959: Comitê Codasyl é formado para criar o Cobol (Common Business Oriented Language).
  • 1959: A linguagem Lisp é criada para aplicações de inteligência artificial.
  • 1960: Desenvolvido o padrão Algol 60.
  • 1964: Linguagem Basic (Begginer’s All-purpose Symbolic Instruction Codes) é criada.
  • 1967: Criação da linguagem Simula, a primeira linguagem orientada a objetos.
  • 1971: Linguagem Pascal é criada.
  • 1972: Linguagem C é criada no Bell Labs.
  • 1972: Linguagem Prolog é criada na Universidade de Marseille.
  • 1980: Linguagem Ada é criada.
  • 1983: Linguagem C++ é desenvolvida.
  • 1995: Linguagem Java é lançada pela Sun.

Nos últimos tempos, as transformações na indústria de computadores têm sido extremamente rápidas.

  • Custos decrescentes de hardware aumentam a faixa de aplicações economicamente viáveis.
  • Capacidades de processamento crescentes em conjunto com softwares cada vez de melhor nível aumentam a facilidade de uso e o potencial do computador.

Possíveis impactos da informática:

Aspectos positivos:

  • Aumenta a informação disponível;
  • Reduz o tempo para executar tarefas;
  • Reduz o custo;
  • Aumenta a produtividade e a satisfação

Aspectos negativos:

  • Reduz a flexibilidade;
  • Aumenta a resistência e a insegurança;
  • Aumenta o custo;
  • Diminui a produtividade e a satisfação

Hardware:

  • Evolução tecnológica, microeletrônica-revolução;
  • Maior capacidade, menor preço, cresce produção e diminui tamanho;
  • Aumenta o número de aplicações, antes técnica e economicamente inviáveis;
  • Cresce demanda ⇒ Economia de escala “Guerra de Preços”;
  • Preços diminuem.

Software:

  • Linguagens de alto nível;
  • Cresce complexidade interna e recursos, cresce também a facilidade de uso;
  • Cresce a demanda ⇒ Economia de escala, Preços diminuem;
  • Complexidade interna crescente exige maior capacidade de hardware;
  • Aumentam opções e facilidade de uso.

Conclusão

Pesquisas feitas recentemente revelam que houve um aumento considerável no número de pessoas que possuem computador em casa. Poucos sabem sobre o processo de evolução dos computadores, até chegar aos modelos modernos de tecnologia de ponta dos dias atuais. A seguir a evolução cronológica dos computadores:

  • 1946: é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator).
  • 1951 a 1959: surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina.
  • 1959 a 1965: surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.
  • 1965 a 1975: nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos.
  • 1975 a 1981: são criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema.
  • 1990: a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez.
  • 2000: após a virada do milênio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço em seu design.

Bibliografia

História da Computação – O caminho do pensamento e da tecnologia – Cléuzio Fonseca Filho – EDIPUCRS – PUCRS (Domínio Público)

História da Computação (Série Didática da Sociedade Brasileira de Computação) – Raul Sidnei Wazlawick – Rio de Janeiro: Elsevier, 2016

https://www.tecmundo.com.br/supercomputadores/58611-computadores-mainframes-decada-1980-falta-imagens.htm

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16907/16907_3.PDF,  acessado a 29 de fevereiro de 2020 as 12:43.