Após ter estudado objecto de estudo da psicologia de desenvolvimento é importante verificar que ela possui uma relação com outras ciências pois nenhuma ciência é acabada por si só, assim, no campo científico deve haver colaboração entre áreas do conhecimento. No esquema abaixo esta demonstrado a relação da psicologia de desenvolvimento com outras áreas do conhecimento.

Relação de psicologia de desenvolvimento com psicologia geral 

Enquanto a psicologia geral estuda as leis gerais da formação dos fenómenos psíquicos e caracteriza-os, a psicologia de desenvolvimento serve-se da caracterização dos fenómenos psíquicos da psicologia geral para estuda-los desde o nascimento até a idade adulta.

Relação da psicologia de desenvolvimento com psicologia social

A psicologia social estuda o sistema das interacções humanas e suas bases psicológicas, fornecendo subsídios teóricos sobre os aspectos psico-socias do desenvolvimento social pois estuda o surgimento dos fenómenos psíquicos desde o nascimento até a idade adulta, na interacção social, nos diferentes grupos humanos, na família e a psicologia de desenvolvimento procura explicar essas interacções dos grupos em função das faixas etárias e desenvolvimento dos membros constituintes dos grupos sob influência social.

Relação de psicologia de desenvolvimento com biologia

A biologia fornece os elementos básicos do ser humano sobre a realidade biológico do homem (fisiologia, anatomia, neurologia e genética), ajuda a compreender os princípios evolutivos e psicologia de desenvolvimento estuda a evolução dos fenómenos psíquicos desde o nascimento até a idade adulta.

Relação de psicologia de desenvolvimento com antropologia

A psicologia de desenvolvimento caracteriza-se pelo desenvolvimento físico-motor do indivíduo desde o nascimento até a idade adulta tem em conta aos aspectos culturais do comportamento humano tais como tradição, costumes, valores e hábitos que são objecto de estudo de antropologia.

Relação de psicologia de desenvolvimento com psicometria

Assim como a psicologia experimental, colaboram através da medição dos padrões do comportamento e ajuda a compreender a norma do comportamento de cada estágio do desenvolvimento.

Relação de psicologia de desenvolvimento com psicologia de aprendizagem

Com a evolução dos fenómenos psíquicos desde o nascimento até a idade adulta, nesta vertente há uma relação de psicologia de desenvolvimento com a de aprendizagem porque estuda as leis da formação dos fenómenos psíquicos e diferenciar aspectos de comportamento na aquisição de novo conhecimento em função do desenvolvimento cognitivo.

Psicologia de desenvolvimento e actividade do educador

A eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais, bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar. Os psicólogos educacionais desenvolvem os seus trabalhos em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efectiva e significativo para o educando principalmente no que diz respeito à motivação e as dificuldades de aprendizagem.

O estudo da psicologia de desenvolvimento ajuda a compreender o desenvolvimento humano, isto é, conhecer as características comuns de uma faixa etária, dada a existência de formas de perceber, compreender diante do mundo e próprias de cada faixa não obstante associado à idade anterior, não deve de tratar de mera transmissão de conteúdos, do ensino verbalistas, mas sim, de ensinar aos estudantes as competências e habilidades de aprender por si mesmos mediante das suas diferenças de desenvolvimento cognitivo.

A relação educador-educando não pode ser de imposição mas sim de cooperação e de respeito no crescimento, pois a o aluno é considerado um sujeito interactivo e activo no processo de construção de conhecimentos, respeitando assim os seus níveis de desenvolvimento psicológico.

O educar tem o papel de ser experiente muito mais artistas mas a considerar o que o aluno já sabe e a bagagem cultural e intelectual para a construção da nova aprendizagem ou na aquisição de novos conhecimentos e este papel consiste em explicar como resolver os problemas e estar em altura de dizer isto esta mal enquadrado “esta errado” ou “esta certo”.

A psicologia de desenvolvimento é importante na educação tomando dois aspectos abaixo mencionados:

  • Demonstra uma integração entre os conteúdos científicos e o desenvolvimento dos processos de pensamento dos seus alunos;
  • Demonstra algumas correspondências entre a análise de conteúdo e os motivos dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

O educador pode extrair uma estrutura de tarefas de aprendizagem compatíveis com os motivos do aluno usando análises de conteúdo acima referidas e verificar os conceitos a partir do conceito-chave.

  • Para conduzir à compreensão do sujeito (aluno) participante no processo de ensino e aprendizagem como um todo, nos processos psíquicos, estados psíquicos fornecendo subsídios para uma melhor maximização do processo de ensino e aprendizagem e aumento da força interventiva do processo educativo como factor de ajustamento social;
  • Para fornecer conhecimentos sobre as particularidades psicológicas em cada estagio de desenvolvimento, permitindo uma planificação da acção pedagógica aumentando a sua capacidade interventiva;
  • Para permitir compreender a evolução do homem como sujeito histórico-social na vertente de PEA para compreender melhor os problemas do processo de ensino e aprendizagem