Esta teoria foi formada por Kurt Lewin, e é uma teoria derivada da Gestaltista. De acordo com essa teoria as forcas do ambiente levam indivíduos deferentes a reagirem de forma diferente ao mesmo tipo de estímulo. A influência dessas forcas sobre o indivíduo dependeria das próprias necessidades, atitudes, sentimentos e expectativas do mesmo.
O campo psicológico seria o ambiente, concluindo suas forcas sociais de maneira como e visto ou percebido pelo individuo.
Segundo Lindgren o comportamento das crianças e determinado por sua percepção de si própria e do mundo que as rodeia. Para a compreensão do campo psicológico das crianças o professor deve ou precisa desenvolver a sua sensibilidade em relação aos sentimentos de atitudes infantis
A teoria do Campo de Lewin diz que:
- O comportamento do ser humano deriva de dois factores fundamentais;
- O comportamento deriva da soma total dos factos ocorridos e coexistentes em determinada situação, e a situação total gerada, e o que gera o comportamento nas pessoas.
- Esses factos ocorrem de maneira dinâmica e iterativa, onde cada facto influencia e é influenciado pelos outros e pelo todo. Esse campo dinâmico e o conhecido campo psicológico da pessoa, e é o que ajusta e modifica o modo de ver e entender as coisas ao seu redor.
O campo psicológico é o espaço que contem a pessoa e seu ambiente psicológico. O ambiente psicológico é o modo dessa pessoa ver e entender seu ambiente externo, e a relação que percebe entre este e suas necessidades.
Dentro do ambiente psicológico, as pessoas, os objectos podem adquirir valências que determinam um campo de forcas psicológicas. Os objectos, pessoas ou coisas com valência positivas tentem a atrair o indivíduo. E inversamente a valência negativa tende a afastar o indivíduo ou mesmo causar repulsa ou fuga. Esse atracão ou repulsa são vectores ou forcas que interagem levando a pessoa a determinados comportamentos. Quando um ou mais vectores actuam no mesmo campo, o comportamento e gerado por uma resultante de forcas, e pode ser bloqueado por barreiras modificado de acordo com alterações nas valências.
Segundo a teoria de campo, comportamento humano pode ser representado pela equação:
C ═ f (P×M )
C – comportamento
f -função
P – relação e interacção entre a pessoa
M – meio ambiente
A teoria de Campo explica por que um mesmo objecto pode ser interpretado de formas diferentes por indivíduos diferentes.
Alguns Princípios da teoria de aprendizagem do Campo
Personalidade
E o sistema de atitude adoptadas nas relações. Como teoria da personalidade pode falar-se de interdependência ecológica, o campo organismo ou ambiente.
Mundo Fenomenal
E organizado pelas necessidades do individuo. O passado reflecte as experiencias anteriores transformadas pelas experiencias posteriores que simbolizam as lembranças.
Hermenêutica
E uma verdade que se estabelece dentro das condicoes humanas está sempre situada dentro de uma determinada cultura.
A sua objectividade ao escutar ou realizar uma leitura não se trata de não levar em conta os próprios prejuízos ou negar suas próprias opiniões, mas sim se estar aberto a opinião do outro ou do texto. A compreensão se move numa dialéctica entre o pré compreensão e a compreensão do momento.
O universo físico não existe independentemente do pensamento dos participantes
O universo físico não existe sem os nossos pensamentos sobre ele. Sem nossas observações e pensamentos um objectivo se dispersaria no esquecimento. O princípio da incerteza é impossível conhecer simultaneamente á posição e a trajectória de um objecto em movimento. Se determinar um desses atributos com excelente precisão será sempre as expensas do outro. Por isso deve-se fazer uma observação.
Contato
E o processo básico de relacionamento, é a consciência de si como um ser com. Toda experiencia do indivíduo pode sofrer alterações conforme o campo em um dado momento.
O limite no qual os indivíduos se tocam, em Gestalt – terapia denomina-se limite de contato onde ocorre o intercâmbio vivo entre o indivíduo e o meio.
Bibliografia
RODRIGUES,AnaC.Morais; et-all.Psicopedagogia, modulo IV:pscologia de Aprendizagem.Maputo,2007,p23.BOCK, Ana, Maria, Psicologia e as psicologias,S/D.