A transferência de aprendizagem é a possibilidade que o indivíduo tem de aplicar conhecimentos, habilidades, métodos, ideias, valores, hábitos e atitudes aprendidas em outras situações de vida ou sectores diferentes.

Aplicação de um conhecimento anterior numa aprendizagem presente e desta numa aprendizagem futura é um processo de transferência de aprendizagem.

A transferência de aprendizagem ocorre quando o que se aprende numa situação é usada noutras situações iguais, diferentes, na escola ou for a do ambiente escolar.

Assim, no PEA ao se ensinarem novos conteúdos é sempre importante e necessário que se tome em consideração o nível inicial dos alunos, isto é, os conhecimentos actuais dos alunos que estejam relacionados com a nova matéria que se pretende ensinar; deste modo o processo de transferência e da própria aprendizagem ocorre de maneira satisfatória e fácil.

A aprendizagem cognitiva, afectiva e psicomotora nunca deve partir do zero; há que ter um ponto de partida situado no conhecimento que o aprendiz possui.