O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, anunciou a introdução da codificação como disciplina nos currículos das escolas primárias e secundárias. Este novo desenvolvimento torna o país, no primeiro da África a aprovar a codificação como matéria de estudo nas 2 primeiras escolas.

A colocação da codificação como disciplina nas escolas tem por objetivo dar aos jovens habilidades tecnológicas e fornecer empregos para o futuro.

Para além da codificação nas escolas, o país lançou também a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética 2022, que prevê intervenções estratégicas para enfrentar os desafios em matéria de segurança cibernética no país e também foi inaugurado o Plano Digital do Quénia.

Com estes lançamentos, o país acredita na liderança do país em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), promovendo o crescimento de negócios relacionados e criando um ambiente propício para uma maior adopção da governança eletrônica.

A meta do plano mestre digital é estabelecer mais de 20.000 centros digitais, com objectivo de poder empregar mais 40.000 jovens directamente para administrar os centros e treinar cidadãos interessados.

Com estes passos, Quênia mantém o seu lugar como um dos focos de inovação digital no continente. Esta nova iniciativa reflete a ambição de reimaginar a educação e uma sólida dedicação à construção do futuro. E, ao que parece, tanto o setor privado quanto o público estão alinhados com essa visão. Só neste ano, Microsoft, Visa e Google abriram seus primeiros centros de desenvolvimento na capital do país

Fontes

Techcabal

kabum