Funções vitais da célula

Todas as células desempenham funções vitais.

 

Irritabilidade: É a capacidade que as células têm de reagir aos estímulos provenientes do meio externo. Quando existe um estímulo, em determinada região da célula, este é transportado até à estrutura celular que vai reagir, dando resposta ao estímulo recebido.

Contractibilidade: Esta função relaciona-se com a capacidade que a célula tem de alterar a sua forma e manter o seu volume.

Homeostase: É a capacidade que a célula tem de manter a sua composição interna, o seu equilíbrio interno, independentemente das alterações externas.

Metabolismo celular: O metabolismo celular consiste no conjunto de fenômenos químicos que ocorrem para a manutenção da célula.

Hereditariedade:  Esta é a capacidade que a célula tem de transmitir várias informações às células-filhas. Estas informações estão armazenadas nos cromossomas, localizados no núcleo celular.

Divisão celular: É o processo pelo qual uma célula dá origem a duas células-filhas iguais à célula-mãe.


 



Fisiologia celular

Em termos de fisiologia celular, o hialoplasma é um conceito fundamental. Consiste numa rede de substâncias gelatinosas que formam o citoplasma e que são percorridas por canais, bolsas e vesículas que formam o retículo endoplasmático. É no hialoplasma que ocorre a maior parte das reacções químicas da célula. Pode ser encontrado em dois estados: gel - de consistência gelatinosa, tem aspecto claro e encontra-se na região mais periférica (ectoplasma) - e sol - mais fluido, que forma o endoplasma.

 

Protoplasma - um colóide

O protoplasma é o conteúdo do interior das células. É um complexo colóide. Colóide é um conjunto de moléculas que não formam uma solução verdadeira. É um sistema electricamente carregado com cargas do mesmo sinal.

O espaço entre a membrana citoplasmática e o núcleo denomina-se citoplasma ou hialoplasma. Nele encontram-se organelos e canais membranosos, que desempenham funções específicas nas células, e ainda o hialoplasma. O hialoplasma (citoplasma) é constituído por água e moléculas de proteínas que formam uma suspensão coloidal ou colóide.

As proteínas são macromoléculas pouco solúveis em água. Quando misturadas com água, formam uma suspensão ou suspensão coloidal, não se formando uma solução verdadeira.

As moléculas estão em constante movimento e deslocam-se ao acaso, colidindo umas com as outras, desordenadamente contra a força de gravidade. Este movimento ao acaso denomina-se movimento browniano.

Fig.1: Exemplos de partículas colóides são a clara de ovo, a gelatina e o gel para o cabelo.