Demografia e Sociologia

É o estudo das interligações entre os fenómenos demográficos e os fenómenos sociais. Como em todos os casos se abordam temas demográficos com a óptica de quaisquer outras ciências e as inter-releções entre os fenómenos actuam de maneira recíproca, isto é,  estudam as grandes transformações sociais que afectama população uma vez que estas transformações são o resultado das características da população.

Demografia e Economia

Estuda as inter-relações entre a população e os fenómenos económicos. Nesta área se destacam os estudos da oferta de mão de obra.  Por outro lado os estudos de mercado e de bens e serviços baseam se no estudo da população classificada por suas diferentes características em particular os níveis de rendimento. A nível macro económica estuda a inter- relação entre as tendências demográficas e o crescimento económico.

Demografia e História

Trata da história do desenvolvimento da população no passado, para aquelas sobre as quais se dispõem de dados escritos, mas não recolhida para fins estatísticos.

Demografia e Geografia

É apartir dos anos 50 que a geografia da população-se vem espandido internacionalmente e se vai diversificando tematicamente, hoje em dia ja ha um amplo número de especialistas usando diferentes infonques, métodos e aplicações.

Entre os estudos que se realizam destacam-se, a distribuição espacial da população, a diversidade etnica demográfica e sócio económica das populações, a mobilidade e as relações entre a população e os recursos, o exame dos problemas dos paises e as regioes.

Demografia e Ecologia

O estudo sistamático das relações entre populações e o meio ambiente é relativamente recente, do qual se tem derrivado o conceito de desenvolvimento sustentável, desenvolvimento que se prevê as necessidades da população presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações conseguirem satisfazer as suas próprias necessidades.

Demografia e Antropologia

Estuda a cultura e a sua influência nos fenómenos demográficos.

Suas análises se concentram nas células sociais mais pequenas, ou seja, a família e as comunidades.