Conceitos básicos

  • Comunicação: É o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos. (Dicionário Aurélio)
  • Linguagem: É considerada como conjunto da língua (hábitos linguísticos que permitem a comunicação) e da fala; portanto é o conjunto de sinais necessários a expressão de pensamento.( DAVIDOFF: 1987)
  • Problemas de Linguagem: São transtornos anormais da compreensão e ou do uso do sistema simbólico falado, escrito.

Alterações mais frequentes no desenvolvimento da linguagem

Entre os mais frequentes problemas do desenvolvimento encontram-se as alterações de linguagem. Fatores orgânicos, intelectuais/cognitivos e emocionais podem ser considerados como fatores de interferência para as dificuldades de linguagem e aprendizagem das crianças.

Dentre várias alterações encotradas na linguagem oral e escrita, destacam se as seguintes como mais principais e frequentes:

Retardo de aquisição de Linguagem; Distúrbios no desenvolvimento da Linguagem; Dislexia; Distúrbios de leitura e escrita; Disgrafia; Disortografia.

Retardo de aquisição de Linguagem: Alteração de linguagem oral na qual a linguagem não se manifesta na idade em que a criança deveria iniciar a produção de palavras ou se manifesta de maneira mais lenta que o esperado para a idade.

Distúrbios no desenvolvimento da Linguagem: Alteração da linguagem oral na qual o desenvolvimento da linguagem ocorre com alterações e desvios manifestando-se de maneira diferenciada do esperado, podendo ocorrer trocas de sons na fala, vocabulário restrito, frases incompletas ou restritas.

Dislexia: Dificuldade específica de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do défice no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.

Distúrbios de leitura e escrita: Dificuldade na aquisição e/ou desenvolvimento da linguagem escrita, decorrente de défice na descodificação fonológica e na compreensão da linguagem oral e/ou escrita. Torna-se mais evidente durante o aprendizado da leitura e da escrita, entretanto, algumas características de dificuldades na linguagem são manifestadas anteriormente.

Disgrafia: alteração no traçado das letras, manifestada pela letra ilegível, irregular, sem linearidade.

Disortografia:“alterações ortográficas na escrita das palavras não esperadas para determinada faixa etária e escolaridade”. Manifestada pelas trocas, omissão ou acréscimo de letras, dificuldades de acentuação e pontuação, junção e separação de palavras dentre outras.

Bibliografia

  1. http://www.fonologica.com.br/voce_sabia.html
  2. http://www.fonoque.com/linguarudas/a-linguagem-e-suas-alteracoes/
  3. FRANÇA, Márcio Pezzini; WOLFF, Clarice Lehnen; MOOJEN, Sônia; ROTTA, Newra Tellechea. Aquisição da linguagem oral: relação e risco para a linguagem escrita.