Conceitos básicos

Profissional: é alguém que possui uma elevada qualificação académica, com capacidade de se auto-formar continuamente, que detém elevada autonomia técnico-científico no exercício da sua profissão, que se dispõe de um objecto e de uma tecnologia especializada, que é avaliado pela consciência profissional, pelos “clientes” e pelos pares.

Espectativa profissional: é tudo que esta relacionada ao trabalho, como trabalhar, no que gosta, ter um bom salário, emprego estável, são coisas que realizam profissionalmente

Como escolher a profissão

A escolha profissional é acompanha de uma certa dificuldade para seleccionar o que se quer e o que não se quer para o futuro, pois as consequências dessas escolhas para o sujeito, implicam em deixar de escolher algo e isso gere indicisão, comflitos, ansiedade e sofrimento. Uma das causas desses factores é a falta de maturidade e informação para fazer uma escolha responsável. Fonte: www.psicologia.com.pt

O processo de escolha professional, envolve diversos aspectos dentre os quais aspirações sociais, económicas e pessoais. Sobre isto, “Witter, Gonçavel, Yukemitsu e Napolitano (1992, p 181) dizem que a formação de um professor do nível superior decorre de muitas variáveis e sofre ao longo do processo a influência de muitas outras.

Alem disso passa a ser variável, preponderante em vários aspectos da profissão, indo além da compitência profissional para incluir os papéis sócio-políticos, a imagem social, a tecnologia, a própria qualidade de vida no trabalho e fora dele.

Diversos autores acreditam que este processo não se dá somente no singular, mas também no social, ou seja, entre as motivações que levam os estudantes a escolha, está á contrução social na qual se inclui.

Valorização dos profissionais da educação

Garantir a mudança do quadro actual educação, que deve passar por um resgate de conhecimento a respeito da importância social dos profissionais da educação, envolvendo não só gestores, directores, professores, mas também bibliotecários, inspectores e serventes.

Promover aumento e cumprimento do peso salarial dos profissionais, investir na melhoria das condições de trabalho e dos planos da carreira, assim como fortalecer programas de formação inicial e continuada adequada e de qualidade.

Estabelecer rede digital de compartilhamento de experiências e construção colectiva do conhecimento, garantir o acesso a computador e internet aos professores.

Expectativas públicas acerca do profissional que atua na educação infantil

Educação infantil é aquela que atende pedagogicamenete o período da vida escolar de crianças com idade de 0-5 anos, isto com a implantação de ensino fundamental de 9 anos.

Devido á complexidade da nossa sociedade, a família não dá conta de todo o processo de socialização, mas no concreto é na família onde a educação inicia e é complementada na escola. Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento das suas capacidades física e espirituais e prepará-los para a participação activa e transformadora nas várias instâncias da vida social.

A escola deve ser um ambiente que proporcione adequado desenvolvimento das diferentes áreas do conhecimento ”explorando todo o potencial da criança. Desta forma, a formação docente inicial e continuada são elementos essenciais para melhoria de qualidade de ensino. Assim sendo espera se que a escola seja uma fonte de educação de qualidade, com profissionais bem preparados e dedicados ao ensino, devendo haver investimento do governo em cursos gratuitos para a actualização do corpo docente.

A respeito das principais qualidades que um educador infantil deve possuir das que se julgam essenciais descrevem se: a criatividade, o gosto pela profissão, ser alegre, dedicado, competente, dinâmico, responsável, compromitido, carinhoso, e ter uma formação para actuar como professional da educação infantil.

São necessárias políticas públicas que fiscalizem as escolas com baixo desempenho para que elas , cientes das próprias dificiências, superem as lacunas apontadas…….http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752010000100009&script=sci-arttext                 bento performance: desempenho; cumprimentos.

Espectativas públicas quanto ao desempenho de um profissional

Uma das características mais marcante que podemos encontrar entre os profissionais de sucesso é a capaciadade que estes apresentam em superar espectativas. Para estes profissionais, cumprirem as metas estabelecidas não é suficiente, é preciso ir além entregar melhores resultados, demonstrar performances profissionais cada vez melhor ou seja surpreender positivamente seus colegas, chefias e clientes.

O profissional, no seu dia-a-dia enfrenta problemas durante a execução de suas tarefas, também precisa lidar com chefes exigentes e clientes cada vez mais insatisfeitos mas ainda sim ele consegue oferecer algo além do que se estava esparando.

Como ultrapassar estes problemas?

O profissional deve possuir estratégias próprias para conseguir apresentar este diferencial, ainda assim algumas características são comuns entre elas:

  • Saber reconhecer e procurar melhorar os pontos fracos;
  • Sempre trabalhar com planejamento e prazos combinados previamente;
  • Conhecer as necessidades e espectativas do chefe, cliente, colegas, etc;
  • Saber lidar sob pressão sem prejudicar a própria saúde;
  • Periodicamente aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades.

Espectativas públicas acerca de um profissional ao nível do distrito de Massinga

A respeito da reflexão do grupo acerca do profissional, quanto as espectativas e necessidades, o grupo concluiu que um profissional deve estar em constante aprimoramento para melhorar a qualidade do seu trabalho.

Quanto a formação académica, predomina o ensino médio completo. A respeito dos principais atributos, constatou se que os nossos profissionais são pacientes, criativos, dinâmicos, responsáveis, comprometidos com trabalho.

Para a área da educação, um profissional deve ser carinhoso “saber olhar a criança/aluno com olhos de coração”, embora a realidade contradiz o que se espera dele devido, em alguns casos, o rácio, falta de material didáctico, estes não oferece condições para que ele exerça suas actividades com qualidade. Apesar destas e de outras dificuldades, um profissional de educação deve estar preocupado em transformar o saber para o saber fazer.

A busca de um saber fazer ocorre a partir da falta, ou seja, do sentimento de não saber fazer. A busca pelo saber pode ser motivada por muitos fatores, alguns de ordem instrumental, utilitária, e outros, na ordem do subjetivo e do simbólico, algo que não se encontra em livros, que não é tão simples nomear, que não se explicita claramente, que é preciso buscar palavras para compor, mas que se constitui como um valor para o sujeito. Entretanto, se a educação fosse um valor em si, consolidado, considerado como patrimônio público e acessível a todos os cidadãos, a busca pelo saber poderia encontrar explicações mais simples.

A realidade do nosso país, em relação à educação, mais especificamente à construção do conhecimento, não é um processo simples. Desse modo, não conhecíamos outro caminho senão escutar os professores.o

Embora nos últimos dias com a globalização e o acelerado desenvolvimento tecnológico, o contexto de transmissão de conhecimento conheceu outra dinâmica, o que reduz a carga do professor pois o aluno só vai-o aprofundar.

Bibliografia

…….http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752010000100009&script=sci-arttext