Por: Delfina Estevão Bambo

Filo Arthropoda

Artrópodes

O ramo dos artrópodos soma cerca de 1.000.000 de espécies entre mais de 1.500.000 espécies de animais catalogadas. A principal característica do grupo reside no aparecimento da articulação no corpo e nas patas.

Embriologicamente falando são triblásticos, celomados esquizocélicos, neuromiários hiponeuros e protostômios; a simetria é bilateral e são encontrados em todos os meios, principalmente no meio terrestre.

São dióicos e portadores de um exoesqueleto quitinoso sujeito a mudas ou ecdises.

Anatomia dos artrópodes

O corpo dos artrópodes é extemamente revestido por um exoesqueleto de quitina, que não cresce junto com o corpo, por isso, periodicamente, os artrópodos realizam o fenômeno da muda ou ecdise, que consiste em se abandonar o exoesqueleto antigo (apertado) e substitui-lo por um maior que quando novo ainda permite que o animal cresça, mas à medida que envelhece, endurece e cessa o crescimento.

O aparelho digestivo é do tipo completo, isto é, apresenta de boca até ânus. Também, como nos anelídeos e aves, apresentam uma dilatação do esófago, o papo, ao qual se segue um pequeno proventrículo ou moela, para trituração.

Há glândulas anexas como as salivares e o hepatopâncreas e diversos tipos de aparelhos bucais, principalmente nos insetos.

sistema excretor é constituído por túbulos de malpighi, que se comunicam com o intestino, onde descarregam os produtos nitrogenados (ácido úrico) absorvidos nas cavidades do corpo, que serão eliminados através do ânus. Isso ocorre principalmente nos insetos, quilópodos, diplópodos e aracnídeos. Nos crustáceos, os produtos nitrogenados (amônia) são eliminados pelas glândulas verdes, cujos orifícios excretores abrem-se na base das antenas, e por isso também são chamadas de glândulas antenais.

Aracnídeos

Os artrópodos diminutos e primitivos apresentam respiração cutânea; os crustáceos, respiração branquial, que são expansões laminares toráxicas bastante vascularizadas. Os aracnídeos possuem filotraquéias ou pseudopulmões, que são estruturas laminares intensamente vascularizadas lembrando a disposição das páginas de um livro.

Sistema traqueal

Sistema filotraqueal

Os insectos quilópodos, diplópodos e muitos aracnídeos possuem respiração traqueal, representada por um canal (traquéia) que se ramifica (traqueíolas) entrando em contato com os tecidos. o sistema circulatório é do tipo lacunar ou aberto, ou hemocélico, constituído por coração dorsal, vasos e hemocele; o líquido circulante é a hemolinfa, formada pelo plasma, amebócitos e os pigmentos hemoglobina (aracnídeos, quilópodos, diplópodos) e hemocianina (crustáceos). Os insectos não têm pigmento respiratório, logo a hemolinfa não transporta gases.

O sistema nervoso é do tipo ganglionar ventral, como o dos vermes. Portanto, são hiponeuros. Há um par de gânglios para cada metâmero, como nos anelídeos; entretanto, devido à segmentação heterô-noma dos artrópodos, os gânglios em cada anel alteram-se e, muitas vezes, até se fusionam. Finalmente, falando sobre a reprodução dos artrópodos, eles são: dióicos, ou seja, de sexos separados, com raras excepções. A craca é um crustáceo hermafrodita.

A fecundação é cruzada e comumente interna, portanto os artrópodos são ovíparos. O desenvolvimento é directo nos quilópodos, diplópodos e também nos aracnídeos em geral.

Já os crustáceos, os insectos e os acarinos, via de regra, são portadores de larvas, consequentemente, o desenvolvimento é indirecto.

Não esqueça

Os artrópodos realizam alguns casos especiais de reprodução gâmica.

 

    • partenogênese arrenótica -só gera machos (zangão).

 

    • partenogênese teliótica - só gera fêmeas (pulgões. carrapatos e crustáceos).

 

  • partenogênese deuterótica - gera ambos os sexos (borboletas).

Pedogênese

É a partenogênese no estado larvário. Exemplo: mosquito miastor.

Poliembrionia

A partir de um único óvulo e espermatozóide surgem dois ou mais indivíduos iguais. Exemplo: inseto litomastix.

Reprodução agâmica

Regeneração: é a capacidade dos seres vivos de recuperar partes perdidas.

Classificação

Os artrópodos, conforme a divisão do corpo, número de patas, antenas e aparelho bucal, podem ser divididos em cinco classes:
    • Insecta

 

    • Crustácea

 

    • Arachnida

 

    • Chilópoda

 

  • Diplópoda

Classe insecta

Os insectos são os mais numerosos animais da escala zoológica; somam mais de 850.000 spp. Já catalogadas. Apresentam o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen; são de hábitat principalmente terrestre, respiram por traqueias e excretam por túbulos de malpighi. São díceros, hexápodos, podendo ser ápteros, dípteros ou, a maioria, tetrápteros. São dióicos, com fecundação cruzada e interna (ovíparos) e desenvolvimento indireto.

Veja também: Moluscos

Classe crustácea

Carcinologia: é a ciência que estuda os crustáceos. Exemplos: camarão, siri, caranguejo, lagosa krill (camarão da antártida), pitu (camarão de água doce), etc.

Os crustáceos são animais principalmente aquáticos, raramente terrestres, de respiração branquial, que excretam através das glândulas verdes. Em geral, o corpo divide-se em cefalotórax e abdômen, sendo tetráceros, isto é, portadores de quatro antenas birramosas, olhos compostos, ocelos, estatocisto, ostocisto e um número variável de patas; embora os mais conhecidos branquiados sejam decápodos, ou seja, possuam dez patas. Quanto ao sexo, são dióicos, com fecundação cruzada e externa, muito raramente interna (craca) e o desenvolvimento directo ou, na maioria dos casos, indirecto.

Observação

Os tatuzinhos-bola são os únicos crustáceos que vivem na terra, em locais úmidos. Apresentam respiração branquial-traqueal.

Classe arachnida

Os aracnídeos são artrópodos quelicerados, de vida livre ou parasitas, com respiração filotraqueal e excreção por túbulos de malpighi ou glândulas coxais; o corpo divide-se em cefalotórax e abdômen; não apresentam antenas, portanto são áceros e sem mandíbulas; no cefalotórax possuem quatro pares de patas locomotoras, por isso são ditos octópodes; quanto ao sexo, são geralmente dióicos e com desenvolvimento direto.

No abdômen das aranhas encontramos dois ou três pares de tubérculos, ditos fiandeiras, que possuem, na base, as glândulas sericigênicas secretoras de um líquido que, em contacto com o ar, solidifica, formando um fio e, com este, a aranha fabrica a teia. O fio ainda apresenta outras funções como formar a ooteca, um envoltório protetor dos ovos ou, também, para capturar a presa.

Os escorpiões são considerados os mais primitivos aracnídeos vivos: possuem hábitos noturnos, preferindo viver em regiões quentes, exclusivamente em meio terrestre.

Os ácaros são aracnídeos de importância médica, pois alguns são causadores de doenças como a sarna e o cravo e outros, como os carapatos, são transmissores.

São animais dióicos com fecundação cruzada e interna, como todos os aracnídeos, porém com desenvolvimento indireto, portanto sujeitos a metamorfoses. A larva é hexápode. O corpo é indivisível.

Características gerais

    • Possuem glândulas de veneno

 

    • Têm movimentos rápidos

 

    • Apresentam antenas longas

 

    • Em cada segmento há um par de patas

 

  • São carnívoros

Características gerais

    • Não possuem glândulas de venen

 

    • Têm movimentos lentos

 

    • Apresentam antenas curtas

 

    • Em cada anel há dois pares de patas

 

    • São herbívoros

 

    • Possuem glândulas de cheiro ruim

 

Bibiografia

AMARAL, L; MENDES, F, Ciências da natureza matemática e suas tecnologias, São Paulo, S/A.