A Declaração Universal dos Direitos Humanos

Durante a II Guerra Mundial, as nações em guerra cometeram crimes horríveis que completamente negavam às outras pessoas os seus direitos humanos. A Alemanha nazista matou milhões de pessoas em campos de concentração por causa da sua raça ou das suas ideias políticas. A guerra Japonesa contra a China custou 20 milhões de vidas. A Inglaterra forçou a sua colónia da Índia, a exportar grandes quantidades de alimentos para o seu resforço na  guerra Britânica, no meio duma seca que custou a vida de 3 milhões de Indianos. Os EUA lançaram duas bombas nucleares sobre o Japão, que mataram centenas de milhares.

Após a guerra, as pessoas queriam e exigiam um mundo melhor. Essas exigências inspiraram a redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este documento foi aprovado pela ONU em 1949. Estabeleceu uma série de direitos políticos e sociais para todas as pessoas. Muitos queriam um documento muito mais forte que incluísse também os direitos económicos, porque a igualdade económica é fundamental para um mundo mais justo, onde os pobres não são mais pobres, assim a Declaração foi um compromisso entre muito países. Mesmo que grande parte não tenha sido incluída a

Declaração Universal dos Direitos Humanos destaca-se como uma das mais importantes convenções internacionais já acordadas.
Outras Convenções de Direitos Humanos
Desde 1949, outras declarações foram aprovadas pela ONU adicionando direitos para todas as pessoas. Estão incluss, a Convenção da ONU Contra a Tortura, a Convenção sobre os Direitos da Criança, a Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial e a Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher.

Em 1966, a Assembleia Geral da ONU aprovou o Pacto Internacional sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais. Esta convenção inclui o direito de livre ensino primário e secundário, segurança social e um nível de vida adequado para todos os cidadãos. Várias nações não assinaram a Convenção ou somente parte do seu conteúdo. Nos Países com reservas incluem-se EUA, França, Inglaterra, China e Índia. É óbvio que muitos dos direitos nesta convenção são violados todos os dias.

Organizações de Direitos Humanos
A ONU tem as suas próprias agências de Direitos Humanos que supervisionam e informam sobre o estado dos Direitos Humanos em todo o mundo. Os seus relatórios são muitas vezes uma leitura horrível e podiam dissuadir algumas violações dos Direitos Humanos, mas no mundo como um todo, contínua a haver problemas muito sérios com constantes violações dos Direitos Humanos básicos.

Desde a década de 1960 muitas organizações não-governamentais de Direitos Humanos foram estabelecidas como por exemplo:a Amnistia Internacional, Human Rights Watch e um grande número de pequenas organizações locais.

Estas foram iniciadas em resposta à violações graves dos Direitos Humanos dado que os governos fecham os olhos às violações dos Direitos Humanos ou ativamente violam os direitos humanos, dando o casodos EUA e de outros soldados da NATO que torturaram prisioneiros no Iraque e no Afeganistão, ou quando os senhores da guerra no leste do Congo violam dezenas de milhares de mulheres, quando as crianças são obrigadas a fazer trabalho forçado em indústrias perigosas e quando as pessoas em muitos países são colocadas na prisão devido a suas ideias políticas.

Informando sobre as violações, escrevendo petições aos governos, organizando manifestações e falar contra o abuso, essas organizações trabalham para reduzir as piores violações dos Direitos Humanos.