1.      O comportamento humano nas organizações 

 

As organizações existem desde os primórdios da humanidade. Atualmente nossa sociedade é composta por organizações cujas atividades estão voltadas para a produção dos bens ou para a prestação de serviços. A Teoria Geral das Organizações é o campo de conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. Quando as organizações atingem um certo porte precisam ser administradas. A administração trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de recursos humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, recursos mercadológicos, etc.), à fim de alcançar seus fins.

 

Para CHIAVENATO (1993) administrar nos dias de hoje significa fazer uma leitura dos objetivos propostos pelas instituições e empresas e transformá-los em ação organizacional partindo das funções administrativas ou seja do planeamento, organização, direção e controle através do esforço de todos, realizado em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar os objetivos propostos da maneira mais adequada à situação

 

Quando falamos em comportamento organizacional, estamos nos referindo ao comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.  Comportamento organizacional refere-se ao estudo sistemático das ações e atitudes das pessoas dentro das organizações. Segundo Chiavenato (1993), o estudo do Comportamento Organizacional (CO), ao mesmo tempo em que investiga a influência das pessoas e dos grupos sobre a organização, estuda também o efeito da organização sobre o comportamento dos indivíduos e dos grupos que nela trabalham.

 

Para a compreensão das ações e atitudes das pessoas no ambiente organizacional, os estudiosos dessa área buscam conceitos e métodos das ciências comportamentais, tais como: psicologia, sociologia, ciência política e antropologia, dentre outras. O comportamento organizacional é estudado em três níveis. Todo indivíduo chega à organização com suas expectativas, necessidades, valores etc. Abaixo são apresentados os três níveis do comportamento organizacional:

 

  • Comportamento micro-organizacional: o foco é o indivíduo e são estudadas as diferenças individuais, os processos de aprendizagem, a percepção e a motivação. Os processos de recursos humanos que incidem diretamente sobre os indivíduos são: seleção, avaliação de desempenho, atitudes no ambiente de trabalho (assuntos de administração de pessoas).
  • Comportamento meso-organizacional (nível de grupos): estudo dos grupos, trabalho em equipe, comunicação, liderança, conflitos, estresse.
  • Comportamento macro-organizacional (nível do sistema): envolve a cultura organizacional, a estrutura, a mudança e os efeitos das políticas de gestão de pessoas

 

2.      Teorias de Watson e Taylor

 

John Broadus Watson foi uma figura importante na história da psicologia como um todo e teve especial importância na história do behaviorismo, O Behaviorismo metodológico (ou clássico), se opõe ao mentalismo e introspeccionismo, ou seja, descarta os estudos relacionados à mente, pensamento e emoções. É baseado através de observação e experimentação. 

 

A principal reivindicação metodológica (agora se referindo apenas ao método e não à tradição de pensamento chamado de behaviorismo metodológico) do behaviorismo de Watson é a restrição de sua pesquisa aos eventos observáveis da atividade humana. Como indicado anteriormente, a exigência de se manter res- trito aos eventos observáveis surge em contraposição à introspecção como método predominante na psico- logia da época e que não podia ser aceito sob critérios científicos justamente pela sua natureza subjetiva (Watson, 1913, 1914, 1925, 1929). No chamado “ma- nifesto behaviorista”, Watson defende uma psicologia objetiva como única possibilidade da psicologia se emancipar como ciência.

 

“A psicologia, tal como o behaviorista a vê, é umramo puramente objetivo e experimental da ciêncianatural. A sua finalidade teórica é a previsão e con-trole do comportamento. A introspecção não constitui parte essencial de seus métodos e o valor científicode seus dados não depende do fato de se prestarema uma fácil interpretação em termos de consciên-cia... A Psicologia terá que descartar qualquer refe-rência à consciência... ela já não precisa iludir-seque seu objeto de observação são os estados mentais  (Watson, 1913: 158-163)”.

 

Essa abordagem defende que o comportamento pode ser previsível e controlado a partir de estímulos. Na educação, a teoria comportamental de Watson defende que o comportamento do indivíduo pode ser moldado e ajustado, capaz de fazer com que uma criança tivesse determinada formação de caráter ou exercesse qualquer profissão que escolhessem para ela

 

Frederick Taylor (1856-1915) foi um engenheiro mecânico norte-americano, considerado o pai da Administração Científica do trabalho.

 

Taylor iniciou suas experiências na Midvale Steel, estudando o trabalho do operário usando métodos científicos, a observação e a mensuração das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando; constatou que um operário médio, produzia menos do que era potencialmente capaz, com o equipamento disponível.

 

Vieira (1989) afirma que Taylor aplicou seu método de gerência num momento em que o capitalismo norte-americano estava com praticamente todas as condições básicas para lançar-se no mercado mundial. Os Estados Unidos (EUA) tinham alto aproveitamento de recursos naturais, segura reserva de força de trabalho e tecnologia avançada. O capital estava pronto para uma outra etapa de desenvolvimento cujo único entrave eram os longos prazos de execução; assim, “faltava-lhes apenas encontrar uma forma adequada de organizar o trabalho [...]” (VIEIRA, 1989: 39).

 

Princípio de administração científica de Taylor

 

  • Planeamento: Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo, por métodos baseados em procedimentos científicos;
  • Preparação: Seleccionar cientificamente os trabalhadores de acordo com a sua aptidão, prepara-los e treina-los para produzirem mais e melhor; preparar as maquinas e equipamentos através do arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.
  • Controlo: Controlar o trabalho para se certificar de que este, esta sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos, segundo o plano previsto
  • Execução: Corrigir os resultados que saiam dos padrões esperados.

 

Apreciação crítica da administração científica do Taylor

 

 

Aspetos positivos

 

  • Foi o pioneiro no uso de metodologias científicas na administração;
  • Sustentou a necessidade de a improvisação ceder lugar ao planeamento e o empirismo a ciência
  • Introduziu os 4 processos ou funções administrativos que servem de orientação a ciência administrativa até a actualidade (planeamento, organização, execução e controlo).

 

 

Suas limitações

  • A sua teoria é vista como mecanicista, por isso chamada como teoria de máquina. Ele praticamente viu o homem como continuação da máquina;
  • A super especialização que preconiza para o operário;
  • A visão economicista que tem com o homem, quando afirma que o homem é exclusivamente influenciado por recompensas salariais, materiais e económicos;
  • Taylor não fez pesquisas suficientes para sustentar as suas propostas.

 

CONCLUSÃO

O comportamento humano nas organizações é um campo de estudo que busca entender como as pessoas se comportam em ambientes de trabalho e como isso pode afetar o desempenho individual e coletivo, bem como a eficácia da organização como um todo.

Esse estudo envolve a análise de fatores como motivação, satisfação no trabalho, liderança, comunicação, tomada de decisão, cultura organizacional, entre outros aspectos que influenciam o comportamento humano dentro das organizações.

A compreensão desses fatores pode ajudar as organizações a criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, onde os funcionários se sintam motivados e engajados em suas tarefas e onde a comunicação e a colaboração sejam incentivadas.

Além disso, a compreensão do comportamento humano nas organizações é importante para a gestão de recursos humanos, permitindo a criação de políticas e práticas que ajudem a atrair, desenvolver e reter talentos, bem como a promover a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho.

 

Portanto, o estudo do comportamento humano nas organizações é fundamental para o sucesso de qualquer empresa ou organização, permitindo compreender as motivações, necessidades e comportamentos dos funcionários e criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

 

Refeferencia bibilografica

CHIAVENATO, Idalberto (1983). Introdução à Teoria Geral da Administração. 3ª Edição. Paulo: McGraw-Hill do Brasil

VIEIRA, P A. ...E .(1989). O homem fez a máquina. Florianópolis: UFSC.

TAYLOR, F.W. (1990). Princípios de administração científica. 8. ed. São Paulo: Atlas.

Watson, J. B. (1913). Psychology as a behaviorist views it. Psy-chological Record.